A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já encaminhou para os municípios as doses de vacina contra Covid-19 para os trabalhadores da saúde, que incluem estudantes da área de saúde em internato ou estágio supervisionado curricular. As doses disponibilizadas vão imunizar estudantes da Uespi, UFDPar, IESVP e São Camilo, em Teresina e no interior.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, até o momento, já foram vacinados os estudantes de Medicina e outros cursos da área de saúde de Parnaíba e Floriano. “Apenas a vacinação dos estudantes de Teresina e Picos estão em fase de agendamento. As vacinas para esse público vêm sendo distribuídas há duas semanas, após aprovação na CIB (Comissão Intergestora Bipartite)”, afirma Herlon.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, assegura que as doses para imunizar os estudantes da UFPI, Uninovafapi e Facid serão disponibilizadas nos próximos dias, já que a lista com os nomes dos alunos a serem imunizados foi entregue esta semana. Com isso, eles deverão ser vacinados na primeira quinzena de maio, conforme calendário a ser elaborado pelos municípios.

Embora faça parte do Plano Nacional de Imunização, a vacinação dos discentes do internato e do estágio supervisionado curricular representa uma conquista, devido à mobilização entre alunos. Eles foram recebidos pelo secretário Florentino Neto, que se mostrou sensível ao pleito e convidou representantes da categoria para participar da reunião da Comissão Intergestora Bipartite , que reúne membros da Sesapi e das secretarias municipais de saúde de todos os municípios.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a imunização dos estudantes é parte de um movimento estratégico, para ofertar mais profissionais para atuarem na linha de frente dos hospitais durante a pandemia. O internato compreende atividades práticas, onde o aluno faz um trabalho como médico, só que com supervisão. ” Nada mais justo que eles sejam imunizados com a maior brevidade”, garante o gestor.