O professor e estudantes do curso de Enfermagem, campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Parnaíba, criaram perfis no Instagram para a disseminação de informações sobre a saúde da mulher. As atividades fazem parte do cronograma das disciplinas da Saúde da Mulher I e II, onde os alunos realizam lives e posts supervisionados promovendo uma interação dos estudantes com outros profissionais e com a comunidade.

A iniciativa surgiu da necessidade de discutir temas em um formato mais interativo e prático com os alunos do sétimo bloco do curso de Enfermagem. O professor Joel Araújo, criador do projeto, afirma que o principal objetivo é levar informações para a comunidade, principalmente para as mulheres, sobre assuntos relevantes de uma forma clara e objetiva.

 

“Neste momento não podemos ter o contato direto com a comunidade. Então, o Instaclass permite que os alunos tenham esse contato com a população e despertem o interesse de discutir temas que são tabus em relação à saúde da mulher. Existem telespectadores leigos e não leigos e eles têm que aprender com o tempo a lidar com os dois tipos de público até sua vida profissional”, explica o docente.

São sete Instagrans da turma onde há divulgação de informações relacionadas à obstetrícia. A estudante Lisrhanna Aguiar, do Instagram @foco_em_mulher, aponta que as atividades oportunizam o entendimento desses assuntos de forma mais prática e clara, tendo em vista que eles que realizam as discussões.

“A atividade surgiu da necessidade de uma interação com a comunidade e com colegas da área. Já que no momento não podemos nos encontrar pessoalmente, estamos utilizando as redes para alcançar mais pessoas. Para nós que estamos ainda na formação, é muito importante essa interação, principalmente com pessoas que já são profissionais”, pontua a aluna.

Cada grupo (cada Instagram) vai organizar uma live com um profissional sobre algum tema. Eles atualizam os perfis duas vezes por semana, sempre após a realização da aula. A Alyce Irene, do Instagram @obstetrizando_, conta que para a turma tem sido uma forma divertida de fixar melhor o conteúdo e fazer algo novo e quem segue os perfis costuma interagir e receber bem as publicações.

“O objetivo é a transmissão de conhecimento sobre Obstetrícia, o público-alvo é qualquer pessoa com interesse no assunto, apesar de que grande parcela dos seguidores dos perfis consistem em acadêmicos. Sendo assim, temos um retorno muito legal que nos acrescenta também”, ressalta a estudante.

Live

A primeira live do cronograma será na sexta-feira (5), às 19h, sobre “A influência do assoalho pélvico no trabalho de parto”, no perfil @obstetricia.simplificada.

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos sendo de grande importância no trabalho de parto. Diante disso, a live terá como convidada a fisioterapeuta Jucileia Ribeiro.

Confira os perfis de Instagrans da turma:

@obstetrícia.simplificada;

@ei_mulher_uespi;

@gestaclass;

@obstetrizando_;

@foco_em_mulher;

@papodemulher.5;

@enf_universodaobstetricia.