A lista dos classificados para a fase 2B da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foi divulgada, nessa segunda-feira (17). No Piauí, 12 estudantes foram selecionados para a nova fase que será realizada no dia 27 de abril. Mantendo a tradição, os estudantes da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, a 145 quilômetros de distância de Teresina, mais uma vez foram destaques no estado, com seis aprovados para a nova fase.

A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (Esib), com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia. Promovendo o envolvimento de professores e alunos em temas de interesse social e seus desafios, a XIX OBB trouxe o tema “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas”, abordando a relação entre aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca da erradicação de doenças com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.

A Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, desde 2020, possui um Núcleo Olímpico que tem como objetivo a preparação para as olimpíadas do conhecimento de todas as áreas. Muito antes das inscrições, os alunos são levados a conhecer cada olimpíada e convidados a participar de acordo com o seu grau de maior interesse, oferecendo a possibilidade de que todos participem. A preparação é feita com aulas específicas e baseadas nas etapas anteriores de cada competição, com simulados e provas anteriores para aproximar o estudante da natureza de cada Olimpíada.

Orgulhoso com os resultados obtidos pelos seus estudantes, que pelo segundo ano consecutivo são selecionados para a fase final 2B da OBB, o diretor da instituição de ensino, Ismael Dantas, destaca a importância da olimpíada para os alunos. “As olimpíadas científicas são uma das ferramentas que a escola encontrou de incentivar os alunos a participarem de competições aprimorando seu conhecimento e proporcionando aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Tem sido, portanto, um viés importantíssimo de trabalhar com os alunos no aprofundamento do conhecimento estudado em sala de aula e externo”, enfatiza o gestor escolar.

Alcançando a maior nota do estado, tanto na primeira fase, quanto na fase 2A da OBB 2023, além de obter menção honrosa na OBB 2022, o estudante da 2ª série do ensino médio, João Vitor Araújo, de 18 anos, estuda na rede estadual de ensino há mais de 8 anos e se descobriu na área de Ciências Biológicas por meio da olimpíada. O jovem revela como se preparou para as provas e reforça suas expectativas para a fase final.

“Comecei a me preparar para a OBB 2023 ainda no ano passado e os meus métodos de estudo foram diversificados. Resolvi muitas questões de provas anteriores, assisti muitas videoaulas gratuitas no YouTube, recebi o auxílio dos excelentes professores da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes e também fiz algumas leituras de livros de Biologia. Estou com uma grande expectativa para essa última fase, será uma experiência incrível, animadora e especial para mim. Estou muito confiante de que eu e todos os outros estudantes do Alberto Leal Nunes que chegaram à final da OBB teremos um ótimo desempenho e seguiremos representando a nossa escola, cidade e estado da melhor forma”, relata o estudante.

As inscrições das escolas para olimpíada são realizadas por um professor responsável, designado pela mesma, mediante a cópia digital de seu RG e de um documento emitido pela secretaria da escola comprovando o seu vínculo. As inscrições das escolas e participação dos estudantes são gratuitas, no próprio site da Olimpíada Brasileira de Biologia.

A fase 2B da olimpíada será realizada no dia 27 de abril, das 14h às 16h, nas próprias escolas dos estudantes, com a utilização de um software selecionado e conforme critérios estabelecidos pela XIX OBB, em um computador previamente cadastrado. A prova será composta por 30 questões, com duração mínima de 30 minutos e máxima de 2 horas, abordando o mesmo conteúdo programático das fases anteriores, que são os temas: Citologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Embriologia Animal, Genética e Evolução, Ecologia, Etologia, Biossistemática e Noções de Farmacologia.

Os estudantes classificados, ao fim da fase 2B, poderão ser admitidos na seletiva para as Olimpíadas Internacionais. Além de serem premiados com certificados de ouro, prata, bronze e menção honrosa.