Como forma de estimular o sentimento de solidariedade e empatia com o próximo, os alunos do 6º ano do ensino fundamental do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes, na zona sul de Teresina, realizaram nesta terça-feira (18), uma visita  a Casa de Repouso para Idosos Manain. Na ocasião, os estudantes, acompanhados da equipe pedagógica da escola, fizeram uma doação de alimentos não perecíveis ao abrigo.

Segundo o diretor do Centro, Antônio Gomes, a iniciativa faz parte da Semana Presente, um movimento que busca mobilizar a comunidade escolar na promoção de uma cultura de paz e prevenção ao bullying. “Foi uma aula diferente, uma aula para a vida. Estamos vivendo a Semana Presente de combate ao bullying, e acreditamos que ações como essa favorecem o amor ao próximo, a solidariedade e a empatia. Nós propusemos aos alunos a arrecadação de alimentos para fazermos a doação, dar um pouco daquilo que nós temos para ajudar aqueles que tem menos ainda. Arroz, leite, açúcar, macarrão e outros alimentos estavam entre as doações”, comenta o gestor.

Além do ato de solidariedade, Antônio Gomes conta que a visita foi uma oportunidade de troca de experiências entre os estudantes e os idosos que são atendidos pelo abrigo. “Aproveitamos para fazer uma breve confraternização e diálogo com os idosos, houve troca de conselhos, cantamos e fizemos um momento de reflexão. É importante formar cidadãos conscientes sobre a importância da valorização da vida e do cuidado com o outro, despertar sentimentos de carinho e afeto”, frisou.

Casa de Manain
A Casa de Repouso para Idosos Manain, fundada em 02 de março de 2016 em Teresina, é uma instituição sem fins lucrativos, tendo como público pessoas a partir de 60 anos, com diversos graus de dependência. A natureza do acolhimento de longa permanência é acionada quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares, provisoriamente ou permanentemente, em situação de abandono, vulnerabilidade, violência ou negligência. O espaço assegura à pessoa idosa, por meio de proteção social, uma série de direitos.