Com a Semana Presente, escolas da Rede Estadual de Ensino têm realizado diversos debates com os estudantes para combater as práticas de bullying no ambiente escolar. As ações visam promover um ambiente escolar seguro e sadio, incentivando a tolerância e o respeito mútuo, trazendo a reflexão sobre os danos que essas agressões físicas e verbais causam no ser humano e influenciam no desempenho de aprendizado e na saúde mental.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, localizado no município de Oeiras, os estudantes foram contemplados com uma palestra que debateu as temáticas bullying e violência na escola. Ministrada pela psicopedagoga da equipe multiprofissional da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), Rita de Cássia Neiva, a palestra contou ainda com a participação dos membros do Conselho Tutelar de Oeiras, Teresa Brandão e Antônio Carvalho.

A psicopedagoga Rita de Cássia Neiva reforça o papel das escolas para o enfrentamento e conscientização para evitar a prática. “As atividades de combate ao bullying são imprescindíveis para uma convivência escolar pacífica e cidadã, uma vez que estas são bússolas e pontes de enfrentamento e conscientização da comunidade escolar para a prática do respeito e empatia pelo outro. As escolas são lugares de potencialização de saberes e também de humanização. Assim, a bandeira da cultura de paz precisa ser hasteada diariamente”, reforça a educadora.

Edgar Sousa, diretor do centro educacional, considera a realização de debates essenciais para combater o bullying e cultivar um ambiente escolar com respeito e companheirismo. “Essas atividades têm a perspectiva de cultivarmos cada vez mais a paz e o amor com respeito mútuo ao próximo. O ambiente escolar é lugar de aprendizagem, respeito, companheirismo, amizade, paz e amor; que seja sempre este nosso cenário dentro de uma formação conteudista e humana”, conclui o gestor escolar.