Com a proximidade da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da equipe do Pré-Enem, vem realizando ações com o objetivo de apoiar os estudantes na revisão dos conteúdos. Ao longo dos meses, os estudantes puderam participar das revisões “Esquenta Enem”, em que a equipe de professores percorreu as quatro Gerências Regionais de Educação, sediadas na capital Teresina, com número reduzido de docentes quando foram trabalhadas questões, com mais detalhes nas dicas.

Carlos Eduardo é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, escola localizada na zona Sudeste da capital, e aproveitou a oportunidade para acompanhar, junto aos colegas, a revisão dos conteúdos voltados para a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias. “A preparação que recebemos antes da prova é importante nesse momento, pois conseguimos desenvolver a sistemática de estudo mesmo nesse ano atípico. Esta experiência foi boa para aproveitar a oportunidade de rever as dicas e a minha expectativa é enorme para poder realizar uma boa prova. Já tive contato no ano anterior com o Enem e sei o tempo necessário para resolver as questões, então estou confiante”, pontuou.

Outro fator importante trabalhado nas revisões é o lado emocional dos estudantes que farão o Enem no próximo domingo, 17 de janeiro.

A estudante Stefany Oliveira, que cursou o terceiro ano do ensino médio também no Didácio Silva, destacou como os professores foram importantes no último ano de preparação. “Agradeço à escola e ao corpo docente que juntos de nós (alunos) se reinventaram. Eles deram um novo significado ao ensino. Embora de maneira remota, cada um no seu lar, podíamos nos sentir próximos. A escola utilizou frases motivadoras nas aulas do projeto de vida, recebemos os kits do Enem e os professores sempre nos lembravam da importância de continuar e persistir para chegarmos nesta reta final mais forte. Conseguimos, além de completar a carga horária e aprender os conteúdos, também nos aprimorar para a vida diante da dificuldade”, lembrou a jovem.

Antes de iniciar a revisão, o artista plástico Valdsom Braga realizou a palestra motivacional “O pescador de sonhos”, que faz parte do projeto #EducaçãoPelaVida, criado em 2019 e já contemplou mais de 11 mil alunos da rede estadual.

“Na pandemia tivemos que nos reinventar por meio do Encontro Precioso com o Pescador de Sonhos de forma virtual, em que buscamos o contato com os alunos. Sabemos que neste período de pandemia as questões relacionadas à saúde mental se agravaram e acabam atrapalhando o desenvolvimento e aprendizagem. Desenvolvemos técnicas de como lidar com a ansiedade e liberar comandos para não os limitar à realidade. No diálogo inicial realizamos um diagnóstico com os alunos quanto a estes problemas e buscamos auxiliá-los a ressignificar as dificuldades a fim de ajudá-los a ter um bom desempenho”, explicou.

Os estudantes que irão realizar o Enem, terão ainda mais revisões preparatórias até o dia do exame. Na próxima quinta-feira (14), a equipe do Pré-Enem realizará o Corujão da Vitória com as aulas no horário de 20h a 1h (15) e transmitidas ao vivo pelo Youtube do Canal Educação e pela TV Meio Norte.