O III Encontro de Gestores – Projeto Político-Pedagógico à luz da BNCC: desafios e perspectivas, realizado pelo Centro de Formação dos Servidores Antonino Freire da Universidade Estadual do Piauí (CFAF/Uespi), teve início na última quarta-feira (29).

Cerca de 1.100 pessoas acompanham, por meio do canal de YouTube do CFAF, debates a respeito do papel do Projeto Político-pedagógico nas escolas, bem como as novas diretrizes apontadas pela BNCC para a (re)elaboração desse instrumento de gestão educacional, por meio de discussões acerca dos desafios e perspectivas das políticas educacionais vigentes no país.

Roda de conversa: Diretrizes Curriculares e BNCC

De acordo com uma das organizadoras do III Encontro de Gestores, professora Hérica Regina Vieira Santos, as expectativas em torno da realização do evento estão sendo superadas. “Ao que tudo indica, o evento tem tido uma grande aceitação do público. Podemos perceber isso de diferentes formas: pelo número de inscritos, ultrapassando mil, pela participação no chat durante a transmissão, onde há uma grande interação e pelo número de visualizações, ultrapassando mais de 2.500 até o momento. Consideramos que o alcance dessa marca se dá pela relevância e premência do tema, mas também pela qualidade do debate que está sendo realizado por meio dos palestrantes”, ressalta a docente formadora do CFAF.

Segundo a diretora do CFAF, Lucile de Sousa, a ideia do Encontro é favorecer o processo de formação contínua dos gestores para o aumento da capacidade de serviços para o cidadão piauiense. “Esse evento já faz parte do nosso calendário. É a terceira vez que realizamos. É um momento imprescindível para buscar atualizações, favorecer a ligação entre os gestores e trazer novos debates para que a gente reprograme novas ofertas de cursos e atividades que o Centro venha a fazer”, explica.

A programação do evento continua até amanhã (30), com rodas de conversas e palestras sobre avaliações externas e o PPP: reflexões, desafios e perspectivas; o papel e o lugar das competências socioemocionais no contexto de aulas remotas; como conviver com o medo e a ansiedade em tempos de pandemia, entre outros temas.

Inscrições

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Você pode acompanhar os debates por meio do canal do YouTube do CFAF.