O Webnário Piauiense de Secretários Municipais de Agricultura iniciou, nessa quarta-feira (30), com o objetivo de acolher os gestores da agricultura para o quadriênio 2021/2024, bem como  apresentar as politicas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo, além de fortalecer as atividades desenvolvidas por eles nos 12 territórios do estado. Durante o encontro, serão disponibilizados os meios e instrumentos para acessar essas politicas, tendo como público gestores estaduais e municipais de órgãos ligados ao desenvolvimento rural.

A abertura do evento contou com a participação de gestores de mais de 200 municípios, da vice-governadora Regina Sousa, da secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, do Secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, da Secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, do diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, do diretor-presidente do Interpi, Chico Lucas, do diretor da Piauí Fomento, Luiz Carlos Éverton de Farias, do diretor da Coordenadoria de Irrigação, Luis Claudio, e da diretora da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Alessandra Soares. Também participaram do evento representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), sociedade civil organizada e outras autoridades.

Na ocasião, a vice-governadora do Piauí afirmou que espera que a agricultura familiar ocupe o lugar que merece, reconhecendo a importância do agronegócio mais direcionado à produção para exportação, e frisou ainda que a soberania alimentar depende da agricultura familiar. “Temos que reivindicar mais ações em apoio aos nossos agricultores, temos que fortalecer  a agricultura familiar e garantir comida na mesa das famílias para que elas não dependam das cestas básicas, temos que voltar a produzir mais alimentos como milho, mandioca, feijão verde e incentivar a comercialização do excedente”, pontuou Regina Sousa.

Para acentuar a importância da agricultura familiar, a secretária Patrícia Vasconcelos citou números, mostrando que o país tem mais de 10 milhões de pessoas trabalhando no setor, que 67% do setor agropecuário é ocupado pela agricultura familiar e que 80% da produção que vai para a mesa dos brasileiros é oriunda da agricultura familiar. “O Piauí acaba de passar da posição de segundo para primeiro lugar como exportador de mel e grande parte dessa conquista é de responsabilidade das produções da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) e da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião da Simplício Mendes (Coma). Diante das dificuldades destes tempos na comercialização da produção e dificuldades para garantir a segurança alimentar, a agricultura familiar se mostra como importante fonte de alimento dos brasileiros”, ressalta a gestora.

Os palestrantes do primeiro dia do webnário, mediado pela superintendente da Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth, foram a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro; Francisco Ferreira de Lima, representando a APPM;  a diretora-geral da Adapi, Alexsandra Soares; e a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, que fizeram a apresentação dos programas e projetos executados pelos órgãos que dirigem.

O webnário continua nesta quarta-feira(31) e é transmitido pelos canais da secretaria e pela TV Nestante.