As obras da adutora do litoral estão 80% concluídas. A informação foi repassada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), responsável pela iniciativa, durante a visita feita, na quinta-feira (21), pelo secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior. O gestor destacou que esse é um dos empreendimentos mais importantes para a região, pois atinge diretamente o setor turístico.

“A obra é uma grande necessidade para a população e desenvolvimento do turismo da região. Nós, da Setur, somos muito procurados pelos turistas e moradores para detalhes desse projeto. Após concluída, ela vai garantir segurança no abastecimento de água tratada nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia”, explica Flávio Júnior, que passou a semana no litoral visitando obras e atrativos turísticos da região.

A construção da adutora está sendo realizada pela Agespisa e pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), sendo este responsável pela segunda etapa. Os recursos para a execução são em torno de R$ 53 milhões, que serão investidos em cerca de 82,44 km de extensão, duas elevatórias, 15 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, com capacidade de 3.540 m³ de água.

Com as obras concluídas, o sistema garantirá o abastecimento de água nos municípios beneficiados, considerando o aumento da população, a intensificação do turismo, a abertura de novos empreendimentos comerciais, dentre outras situações.

“Sabemos da importância e dos inúmeros benefícios que uma obra como esta trará ao litoral piauiense, tanto na questão de resolver o abastecimento e distribuição de água para os moradores dos municípios beneficiados, quanto para o incentivo ao turismo que ganhará reforço com a abertura de novos empreendimentos, impulsionando a economia da região”, frisa o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, destacando a importância da visita do secretário Flávio Nogueira Júnior ao canteiro de obras da adutora. Para Sobral, vistorias como estas reforçam a importância de trabalhar em parceria com outros órgãos públicos, especialmente obras grandiosas como a adutora.