A situação da saúde no Piauí foi pauta da reunião realizada nesta quarta-feira (24) entre o governador Wellington Dias e os secretários Osmar Júnior (Governo), Florentino Neto (Saúde) e ainda os superintendentes de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares; de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo e de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Segundo o governador, o Piauí vive um processo de estabilização em alta. “Neste momento, temos 98 pessoas sendo atendidas na rede, inserida no código vermelho, mas que precisam de atendimentos especiais e não há vagas. Tem respiradores, atendimento médico, no entanto, muitas vezes, elas precisam de atendimento mais específico com cardiologista, neurologista. Estamos aqui fazendo esforço para atender essas pessoas”, diz.

Foto: Jorge Bastos

Wellington Dias declara que houve uma diminuição da média de busca por leito clínico. “Tínhamos uma elevação e ficamos no patamar de 70 a 80. Isso demonstra que aquele dado na redução da transmissibilidade mostra uma queda no número de pessoas infectadas em relação há 15 dias atrás”, comenta, enfatizando que a diminuição da transmissão do novo coronavírus é resultado das medidas restritivas. “Estamos esperando que a transmissibilidade possa cair ainda mais no patamar abaixo de 1 e, assim, termos redução no adoecimento, no número de internações e óbitos, que estabilizou numa média considerada alta”, explica.

Antecipação de feriados

O governador agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa que aprovou a antecipação do feriado de 12 de outubro para esta sexta-feira (26), que, assim como no sábado (27) e domingo (28) só funcionarão os serviços estritamente essenciais.

Na quinta, o governador diz que fará uma nova reunião com o Comitê de Operações Especiais (COE) para restrições nas praias e escolas. “Nosso objetivo é reduzir a circulação de pessoas. Estamos trabalhando com outros governadores para puxar outros feriados e, somando com os feriados da Semana Santa, termos uma redução forte na circulação de pessoas a fim de termos queda no adoecimento, internações e óbitos. Claro, nossa meta é, também, acelerar a vacinação”, declarou.

Foto: Jorge Bastos