O governador Rafael Fonteles anuncia, nesta segunda-feira (22), a partir das 12h, em solenidade no Palácio de Karnak, investimentos em reforma, ampliação e modernização de todos os 12 campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O investimento total será de R$ 66 milhões, divididos entre Tesouro Estadual e recursos oriundos de emendas federais. O valor é considerado o maior investimento de toda a história da instituição de ensino.

O grande investimento é mais uma das ações anunciadas e executadas pelo governador Rafael Fonteles ainda no primeiro semestre de sua gestão. Anteriormente, a Uespi já foi beneficiada com novos concursos para professores e técnicos; ampliação e reajuste de bolsas de pesquisa e auxílios alimentação e moradia; além da criação de quatro novos cursos sintonizados com o setor produtivo e as potencialidades do Piauí, que são: Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Energias Renováveis, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Big Data.

Segundo o governador, o fortalecimento da Uespi é uma de suas prioridades. “O que já apresentamos, mesmo em tão pouco tempo, prova que a instituição é muito importante para nós. Esses investimentos impactam diretamente na qualidade de vida da nossa população e no desenvolvimento social e econômico do nosso Piauí. Portanto, seguiremos atentos às demandas da Uespi para seguir realizando os investimentos necessários”, disse Rafael Fonteles.

(Fotos: Gabriel Paulino)

A instituição

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que completa 37 anos no próximo dia 28 de julho, é composta por 12 campi, distribuídos em 18 unidades administrativas.

Atualmente, a Uespi conta com 104 cursos de graduação, 910 docentes efetivos, 311 técnicos, 293 colaboradores, 258 professores substitutos e 14.300 estudantes. Quanto aos programas de pós-graduação, a instituição possui 8 de pós-stricto sensu, 14 residências médicas e multiprofissionais e 3 mestrados acadêmicos.