O governador Wellington Dias celebrou a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a retomada dos testes da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A decisão foi tomada após um parecer técnico de um comitê independente internacional ter sido emitido, nessa terça-feira (10), descartando qualquer relação entre o óbito de um dos voluntários com algum efeito adverso da vacina.

Na segunda-feira (09), os testes haviam sido suspensos após a agência ter sido notificada de um evento adverso grave em um dos voluntários.

Para o líder do executivo piauiense, a retomada dos testes traz de volta a normalidade, ampliando o leque de possibilidades para a obtenção de uma vacina segura e eficaz. “Isso devolve ao Brasil as condições de ter mais de uma alternativa. Tanto a vacina do Butantan (Coronavac); quanto a desenvolvida pela empresa Astrazeneca, testada aqui em parceria com a Fiocuz; quanto à vacina russa, que é testada no Paraná, devem ser instigadas em seu processo de desenvolvimento. Isso dá múltiplas alternativas para o país construir o Plano Nacional de Imunização”, pontua Dias.

A terceira etapa de testes da Coronavac está prevista para o mês de dezembro. Tendo sucesso, os protocolos devem ser encaminhados para a Anvisa e só então ter sua liberação emergencial aprovada.