Coordenador do tema vacina do Fórum de Governadores do Brasil, o governador do Piauí, Wellington Dias celebra a confirmação de que nesta sexta-feira (19), o Instituto Butantan enviou dois milhões de doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde para ser usado no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao longo da semana, já haviam sido enviados outros 5,3 milhões de doses do imunizante. Até o momento, o Butantan já disponibilizou 24,6 milhões de doses da vacina para serem aplicadas em todo o país.

Além do Instituto Butantan, o governador também cita que o ministério recebeu 580 mil doses da Astrazeneca, da Fiocruz. “Até este sábado (20), essas doses serão distribuídas para todo o Brasil”, disse o governador. Dias acrescenta que, neste domingo (21), o Brasil vai receber 900 mil doses de vacinas contra a Covid-19 provenientes do consórcio Covax Facility. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil.

Segundo o governador do Piauí, essas doses compõem uma parte do que estava previsto para o mês de março. “O fato ruim é que o atraso na entrega da AstraZeneca de 2.997.000 doses não será completado em março, apenas em abril e isso atrapalha o cronograma que tínhamos previsão de realizar”, diz.