O governador Wellington Dias se reuniu nesta sexta-feira (22), em audiência por videoconferência, com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e cerca de outros 40 executivos municipais do Estado para apresentar e discutir a implementação do Programa de Busca Ativa.

A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesapi), tem por objetivo rastrear e identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Estado. O trabalho, realizado inicialmente através das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), se estrutura por meio da testagem em pessoas sintomáticas para covid-19, afim de identificar e cadastrar no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19 e acompanhar aqueles que forem positivados.

Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense destacou a importância dessa estratégia dentro de um planejamento que prioriza zelar pela vida dos piauienses e que, por consequência, possibilita a reabertura das atividades sociais e de comércio. “O agente de saúde tem uma importância muito grande nesse trabalho. Porque pelo contato mais estreito que tem com os atendidos, ele se torna figura essencial para identificação de possíveis pacientes. Nosso planejamento para reabertura gradual é fazer essa busca por pessoas com sintomas de Covid-19, isolá-las, durante o período de recuperação e monitorar. O importante é termos uma pactuação entre Estado, municípios e União para nos utilizarmos de toda a rede de atenção básica em todos os municípios”, conclui.

O presidente da APPM, Jonas Moura, destaca a importância do trabalho conjunto entre Associação, municípios e Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. “A cooperação entre municípios, Estado e Secretaria de Saúde tem sido, desde o início, fundamental no combate ao coronavírus no Piauí. Esse trabalho conjunto e articulado vem norteando a atuação dos gestores públicos municipais e trazendo bons resultados”, pontua.

Para se associarem ao Programa de Busca Ativa, prefeitos e gestores municipais devem buscar a secretaria de Estado da Saúde para efetivar um termo de cooperação entre os poderes. Após firmada a parceria, o Município assume o compromisso de atuar de acordo com um protocolo estabelecido pela Sesapi, onde estão dispostos os indicativos de manejo clínico, a realização de testes, monitoramento promoção e prevenção, identificação de sintomas e possibilidades de tratamento.

“Os municípios que realizam a adesão ao projeto se comprometem com o custeio e disponibilização de pessoal e a Sesapi, por sua vez, disponibiliza toda a estrutura de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos. Estes testes, após aplicados, são obrigatoriamente disponibilizados no sistema estadual de monitoramento da doença pelo poder de saúde municipal, afim de acompanhamento, investigação e notificação dos casos”, explicou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

As cidades de Esperantina e Água Branca já receberam as primeiras atividades do projeto e, em breve, outros 15 municípios devem iniciar os trabalhos. São eles, Angical, Agricolândia, Hugo Napoleão, Batalha, Novo Santo Antônio, Pio IX, Piracuruca, São Gonçalo, Santo Antônio dos Milagres, São Pedro do Piauí, Socorro do Piauí, Luzilândia, Teresina, Regeneração e Simplício Mendes.

A necessidade de vigilância por parte da população foi relembrada pela gerente da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), Dília Sávia. “Precisamos nos tornar vigilantes. A contribuição da comunidade para monitorar a si próprio e aos mais próximos é importantíssima para haver o controle da proliferação do vírus. Não adianta o empenho de todos os esforços das equipes de saúde do Estado e dos municípios se não houver a contribuição das pessoas em evitar furar o isolamento social e aglomerações públicas. É importante que poder público e comunidade possam andar lado a lado em prol da saúde pública e do enfrentamento ao novo coronavírus.