O governador Wellington Dias discutiu a necessidade de reforçar as ações de prevenção da Covid-19, nesta sexta-feira (17), por videoconferência, com representantes das empresas da área de energia instaladas no Piauí: Enel Green Power, Atlantic, Nordex/Acciona, Andrade Gutierrez e Equatorial Transmissão. Participaram também da reunião os prefeitos dos municípios onde os empreendimentos estão instalados, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura.

As empresas trabalham com obras para a produção de energia eólica, solar e de transmissão na região dos municípios de Queimada Nova, Lagoa do Barros, São Gonçalo do Gurgueia, Dom Inocêncio e São João do Piauí, empregando milhares de pessoas.

Com o pico da Covid-19 previsto para acontecer no estado até o dia 15 de maio, o chefe do executivo pediu aos gestores das empresas e prefeitos o reforço das ações para evitar a propagação da pandemia. “A previsão é que tenhamos uma explosão de casos de Covid nesse período no Brasil, consequentemente, no Nordeste e no Piauí. A propagação do vírus aumenta de forma exponencial e rápida, por isso, viabilizamos o envio de exames e testes para os 224 municípios do estado. O que queremos é evitar um colapso na rede hospitalar. Assim, pedimos para que os representantes tenham um rigor maior de cumprimento das regras e orientações junto à população e intensifique as ações de prevenção”, pontuou Wellington Dias.

O Governo do Estado autorizou que essas empresas continuem funcionando, com o condicionamento de seguir as orientações de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desinfecção e higienização com maior rigidez, a fim de evitar a contaminação.

O governador ressaltou ainda que pretende dobrar o número de leitos para atender pacientes infectados no Piauí. “Estamos com uma parceria com a Enel Green Power que está nos apoiando na implantação de dez leitos de UTIs em São Raimundo Nonato e São João do Piauí, ampliando também o número de salas de estabilização. Isso nos ajudará a atingir nosso objetivo de dobrar o número de leitos no estado. Tínhamos leitos de UTI e salas de estabilização em apenas sete municípios, agora vamos para 34 municípios. Tínhamos em torno de 600 leitos em todo o estado e vamos para 1.200 leitos. Isso significa um grande investimento em equipamentos e qualificação de profissionais”, explicou.

Além das medidas preventivas, as barreiras sanitárias continuarão a realizar o controle nas entradas do estado com abordagens a ônibus oriundos de outros estados com destino às cidades do Piauí.