Com o objetivo de promover a mobilização da Caravana Pedagógica Juntos Para Avançar 2021, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou, nesta sexta-feira (17), no Hotel Blue Tree, um encontro híbrido com equipes de gestão das Gerências Regionais (GRE) e equipes pedagógicas para apresentar dados de aprovação, proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, reprovação e abandono escolar dos estudantes, entre outros. O governador Wellington Dias e o secretário Ellen Gera estiveram presentes.

De acordo com Maria Júlia Azevedo, gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco, o Piauí vem fazendo um intenso trabalho desde 2019 e, com a pandemia, isso foi reforçado para garantir aos estudantes a aprendizagem em meio às incertezas causadas pelo momento atípico. “São estratégias para fortalecer o que já vem sendo feito, ou seja, fazer um esforço de intensificação do que está em curso e, para isso, precisamos de muitas lideranças conectadas. Então, a conversa com os dirigentes regionais e suas equipes é para que eles desdobrem isso com todas as escolas do Piauí e, portanto, chegar a todos os estudantes”, disse.

Iracema Santos, formadora do programa Mais Aprendizagem (Língua Portuguesa), estava presente ao encontro e disse que é o momento de tratar das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Estamos aqui, hoje, para tratar também do que o Mais Aprendizagem faz na rede, que são as oficinas, a formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática. Estamos também com a ação Mais Aprendizagem Itinerante, que faz essas formações com os professores, tratando das habilidades que serão cobradas na avaliação do Saeb, além de tratarmos também do ensino híbrido que é o formato da rede atualmente”, disse.

Neste momento, o trabalho da Seduc é executar o plano de ação para este retorno das aulas no ambiente presencial das escolas e o objetivo é não deixar nenhum estudante para trás e poder, com a volta desse estudante para o ambiente presencial, trabalhar na recuperação de sua aprendizagem. “Nós estamos lançando o programa Juntos para Avançar e dentro desse programa estamos pactuando metas com escolas e Gerências Regionais para que cada escola saiba exatamente o que tem que buscar e fazer para que possa recuperar a aprendizagem do estudante e garantir que ele não abandone a escola”, explicou o secretário Ellen Gera.

Desde junho, quando foi iniciada a vacinação dos profissionais da educação, o estado já ultrapassou a marca de 76 mil vacinados com, pelo menos, a 1ª dose deste público, o que propiciou a retomada efetiva das equipes ao chão da escola. Isso gerou a confiança e segurança necessária para o início de um retorno presencial seguro.

“O objetivo é que a educação básica seja capaz de colocar um nivelamento de conhecimento para dar oportunidades às vagas de ensino superior, para concursos, para outras alternativas e também para oportunizar uma condição de profissionalização de curto prazo, de educação técnica e educação superior”, disse o governador Wellington Dias.

Fonte: Seduc