Governador entrega nove veículos para reforçar a saúde no Piauí

O governador Wellington Dias realizou, na manhã desta sexta-feira (20), a entrega de nove veículos que irão reforçar as atividades das redes estadual e municipais de saúde. Entre os veículos estão três carros do modelo Gran Siena e seis carros modelo L-200. Os veículos serão destinados para prefeituras, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A solenidade contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, do secretário da Saúde Florentino Veras e do diretor do Hemopi Jurandir Martins Filho. Prefeitos das cidades beneficiadas também estiveram presentes.

“Aqui nós temos uma integração da bancada federal com os municípios, com os prefeitos e eu destaco aqui essa parceria com o Hemopi, que tem um papel importantíssimo no estado, não apenas em Teresina, mas de forma descentralizada nas outras regionais de saúde, que é de garantir que tenhamos as condições de um banco de sangue adequado às necessidades. Com esses equipamentos que entregamos hoje, vamos beneficiar diretamente mais de cinco regiões, então, isso é muito importante para salvar vidas”, disse o governador Wellington Dias.

Os três veículos do modelo Gran Siena foram entregues para as prefeituras municipais de Aroazes, Bom Princípio e Buriti dos Lopes, sendo frutos de emendas respectivamente da deputada Rejane Dias, do deputado federal Assis Carvalho e da então senadora Regina Sousa. Cada veículo corresponde a um investimento na faixa de R$ 51.052,71.

“Os veículos são frutos de emenda parlamentar e fico feliz, mesmo depois de algum tempo, em poder ver esses recursos serem tão bem utilizados. Hoje, como vice-governadora posso participar de uma solenidade que ajudei como senadora”, enfatizou a vice-governadora Regina Sousa.

Já os veículos de modelo L-200 serão encaminhados para o Hemopi, que receberá cinco dos veículos, e para a prefeitura de Manoel Emídio que receberá o último veículo deste modelo por meio da emenda no valor R$ 117.500,00 de autoria do deputado federal Júlio César. Os veículos destinados ao Hemopi foram adquiridos com recursos de projetos apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde junto ao Ministério da Saúde. Cada veículo foi adquirido ao custo de R$ 124.166,00.

“Estamos celebrando com muita alegria uma renovação da frota de veículos para o Hemopi, que tem cerca de 20 agências espalhadas por todo o território do Piauí. Um dos nossos grandes gargalos é justamente a distribuição de sangue, precisamos ter uma rota de sangue atuante. Com a chegada desses veículos completaremos 10 veículos para contribuir nesse trabalho tão nobre”, disse o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho.

Para Florentino Neto, os veículos vão dar maior agilidade e segurança para as atividades do Hemopi. “Foram emendas que nos permitiram beneficiar o Hemopi e municípios piauienses com veículos novos. As chaves já estão com todos os gestores”, certificou.

O prefeito de Aroazes, Tomé Portela, recebeu um dos carros. “Ele vai nos ajudar com o transporte de pacientes e equipes no município. Ano passado recebemos uma van, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias. Estamos muito contentes com mais esse benefício”, disse o gestor.

Governador entrega nove veículos para reforçar a saúde no Piauí
Fonte: Redação Ccom