O governador Wellington Dias esteve, na manhã desta segunda-feira (29), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, para realizar a entrega de  40 tratores para 40 associações agrícolas de 38 municípios. A aquisição das máquinas é fruto de emenda parlamentar, de 2019, da deputada federal Rejane Dias. O valor total é de R$ 4.451.288,76, em convênio com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Estado das Cidades.

A entrega dos veículos foi realizada respeitando as normas sanitárias de prevenção da Covid-19 e feita em etapas. O momento contou apenas com a presença de representantes de associação de agricultores dos municípios beneficiados. Na primeira etapa, foram entregues metade dos tratores e seus implementos como o arado, a grade aradora, e a carreta agrícola. A etapa restante de entrega dos equipamentos deve ser concluída nos próximos dias junto à Codevasf.

“Comemoro esta iniciativa da deputada federal Rejane Dias de viabilizar tratores, todos equipados em condições de cultivar o campo, melhorando a produtividade para 38 comunidades de vários municípios. Uma importante parceria entre a Codevasf e a Secretaria das Cidades e ainda com o apoio de vários líderes. Com isso, nós aumentamos e melhoramos a produção do Piauí”, disse o governador.

Para Rejane Dias os equipamentos agrícolas chegam em momento oportuno para as associações agrícolas. “Embora tenha sido atingida pela pandemia do Covid-19, a produção agrícola não parou. É uma atividade mais do que essencial nesse momento, tanto para a sobrevivência do homem do campo e sua família, quanto daqueles que compram sua produção. Acredito que os equipamentos vão sim ajudar a fortalecer a agricultura familiar nesses municípios para esse momento e após”, comenta a parlamentar.