Após passar por reforma em que foram investidos mais de R$ 599 mil, a antiga cadeia de São Raimundo Nonato foi transformada no Espaço Cultural Hamilton Barreto, que foi inaugurada nesta quarta-feira (20) pelo governador Wellington Dias, que disse ser este um dia importante para cultura da região.

“O espaço entregue à população significa resgate e será um espaço de qualificação e formação daquilo que é a sua essência, a cultura. O homenageado Hamilton Barreto era um músico extraordinário, que trabalhava com música clássica, fazia chorinho, partituras”, disse o chefe do Executivo estadual.

Segundo o governador, com este espaço o governo aposta nas novas gerações. “Aqui temos a tradição do acordeon, mas também tem a música clássica, pintura, bordados e todos os segmentos estarão integrados neste espaço. Entendemos a cultura como parte de um programa que tem como objetivo viabilizar a própria economia”, declarou.

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, diz que no Espaço Cultural Hamilton Barreto vai aliar cultura e educação. “Este era um prédio abandonado, uma cadeia que transformamos em espaço de cultura. Se antes era um local de aprisionamento, agora temos um local que liberta as pessoas por meio da arte e da cultura”, explica o gestor, enfatizando que a programação anual do espaço cultural está definida com várias oficinas. “Temos recursos garantidos para 2021 por meio da Lei Aldir Blanc”, comenta.

O secretário Rafael Fonteles, coordenador do PRO Piauí, diz que este programa também é cultura. “A cidade está de parabéns, inclusive, com programação anual definida e com recursos garantidos e pactuados pela Secult”, afirmou.

A prefeita Carmelita Castro enaltece a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal. “O governador é parceiro do município de São Raimundo Nonato e essa obra significa muito para a cidade, pois fez uma homenagem a um músico que merecia ser conhecido no Piauí. Ele chegou a tocar no Rio de Janeiro e tem uma história linda”, diz a gestora.

Fotos: Paulo Barros