O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quinta-feira (5), da abertura oficial do Fórum Estadual de Aleitamento Materno que tem como lema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. Todos os anos, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno incentiva a amamentação exclusiva e esclarece sobre seus benefícios. A celebração faz parte da campanha Agosto Dourado.

O objetivo do fórum foi para trocar experiências sobre práticas realizadas no país e ações da Rede Global de Bancos de Leite Humano. No Piauí, o banco de leite promoveu o evento junto com Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Sesapi, Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente e Comitê Estadual de Doação de Leite Materno e Alimentação Complementar Saudável. A doação de leite materno pode ser realizada a qualquer momento, basta a mãe doadora entrar em contato com a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

“Estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno, conhecida como Agosto Dourado. O leite materno é ouro para a vida, a amamentação nos primeiros momentos da vida ele funciona como uma imunização natural, aquilo que vai evitar doenças e salvar vidas. Por isso precisamos sempre desenvolver um trabalho permanente de doação de leite materno e estimular o consumo”, disse o governador.

O governador agradeceu ainda a participação do coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra. “Neste momento aproveito para destacar o trabalho espetacular da Rede Brasileira de Banco Materno que é considerada a maior do mundo e é espelho para as nações pelo alinhamento com as demais politicas de incentivo ao aleitamento”, disse.

Segundo Vanessa Paz, a coordenadora do Centro de Referência Estadual para Banco de Leite do Piauí, “o objetivo de trazer à reflexão e discussão sobre ações que ampliem os indicações de aleitamento materno num cenário de inúmeros desafios impostos pela pandemia para assegurar a sobrevivência, saúde e desenvolvimento adequado de nossas crianças”, afirmou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque também esteve presente na abertura e igualmente destacou a importância do aleitamento materno. “O aleitamento materno é fundamental para que o recém-nascido possa se desenvolver e crescer saudável. Precisamos estimular as mães e a doação”, explicou.

O superintendente de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo, participou do evento representando o secretário de Saúde Florentino Veras. “É uma semana que precisa ser lembrada, mas que também precisa ser enfatizada todos os dias. Tanto a amamentação quanto a doação do leite materno”, disse.

“Desde o colostro, o leite materno da força para que o RN chegue à sua formação. A maternidade tem se empenhado por anos e galgado reconhecimento pela rede global, e isso nos dá posse para que continuemos em busca do leite humano para complementar a alimentação dos nossos bebês para reduzir a mortalidade neonatal”, disse o diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macedo.

Fonte: Redação CCom