O Governador do Piauí, Wellington Dias, participou, na última segunda-feira (9), de forma virtual, do webinário “Vacinação contra Covid-19 no Brasil e seus desafios”, realizado pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree), com a participação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas; da presidenta da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima. O encontro foi mediado pelo presidente do Iree, Walfrido Warde, e pelo diretor de Relações Institucionais do Iree, Rodrigo Siqueira Jr.

O painel abordou os desafios encontrados na vacinação no país e nas adversidades geradas pela variante Delta, considerada uma ameaça iminente que potencializaria o crescimento dos casos, nos próximos meses. Até o dia 2 de agosto, a vacinação completa havia chegado a 19,89% da população brasileira, enquanto 47,96% dos brasileiros haviam recebido a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19.

O governador Wellington Dias, em sua fala, apontou o insucesso do Brasil na contenção de mortes durante a pandemia. “O Brasil tem 2,7% da população mundial, e respondemos a 13,2% dos óbitos de Covid-19, então, acho que isso indica que alguma coisa deu errada. Logo o país com uma experiência extraordinária no desenvolvimento de vacinas, que tem um corpo científico da melhor qualidade. Somos um dos dez países mais destacados em campanhas de vacinas”, lamentou.

Wellington Dias ressaltou que, ainda em outubro de 2020, foi traçado um plano estratégico nacional para contenção do avanço da Covid-19 que não chegou a ser seguido. “Desde o início, o plano trabalhava a vacina como prioridade, ainda quando estava em fase de desenvolvimento. Já se defendia a importância do Brasil em se antecipar, apoiando a importação e desenvolvimento nacional de vacinas”, destacou.

Fonte: Redação CCom