O governador Wellington Dias participou, nessa terça- feira (15), da plenária virtual Direitos Já! Fórum pela Democracia. O evento foi uma alusão ao Dia Internacional da Democracia que foi criado pelas Nações Unidas em 2007 e, na oportunidade, foi discutido com diversos líderes sobre os rumos do país e do mundo diante das ameaças antidemocráticas.

De acordo com o sociólogo Fernando Guimarães, coordenador nacional dos Direitos Já, Fórum pela Democracia, é uma iniciativa que vem para mobilizar a sociedade e, ao mesmo tempo, ter um papel de defesa do estado democrático de direito. “Queremos continuar a ter visões diversas e pluralidade política”, destaca Guimarães.

Para o governador, os anos 70 e 80 foram de mais ampliação da democracia e mais aplicação de direitos no mundo, menos desigualdade e ele sente que é preciso retomar essa ampliação da democracia e para tanto é preciso de uma organização social.

“Olho sempre para o que acontece no mundo e acho que há uma novidade que é o domínio do capital não produtivo, o mundo da especulação nos últimos anos vem capturando e conseguindo dominar meios de comunicação, setores do Executivo, Judiciário, Legislativo. Isso gera uma concentração gigante de riqueza e de poder, e aqui está a grande ameaça. Para que a gente possa reagir a essa situação há a necessidade de fortalecimento interno dentro do Brasil”, disse Wellington.