O governador Wellington Dias visitou as obras de reforma do novo Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). Com as melhorias, a unidade passará a contar com 20 novos leitos clínicos, 18 consultórios, seis leitos de cuidados intermediários e 20 novos leitos de terapia intensiva.

“Vejo uma grande evolução desde a última visita que fiz. Parabenizo toda a equipe que trabalha com muita dedicação. É um novo hospital infantil. Estamos trabalhando um investimento para o cuidado e salvamento de crianças. É algo que vai estar integrado com todas as regiões do estado e será um dos mais modernos do Brasil, o que vai significar a queda do número de mortalidade, com referência para outros estados”, afirmou o governador.

A reforma do novo Hospital Infantil integra três prédios, moderniza o parque tecnológico e gera uma duplicação do número de leitos de terapia intensiva, de leitos clínicos, internação e enfermarias, além do aumento da capacidade ambulatorial.

“Temos conseguido pagar toda a reforma em tempo recorde. Além de um centro de excelência no tratamento das crianças, também será um centro de formação, com salas de aula para que a criança não saia prejudicada na sua formação, mas também um centro de formação de novos médicos pediatras para o Piauí”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Os recursos aplicados são de emendas parlamentares e do Tesouro Estadual. As obras estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para novembro deste ano. “O novo hospital não é só um novo prédio, é uma mudança de concepção na saúde infantil. Representa o avanço da saúde pediátrica no estado inteiro. O hospital vai monitorar, levar serviços para o interior e as novas tecnologias vão permitir aproximar a população do interior do estado com o nosso centro em Teresina”, disse o diretor do hospital, Vinicius Nascimento.