O governador Wellington Dias conferiu, nesta quinta-feira (21), no município de São João do Piauí, os trabalhos de pavimentação da PI 141, oportunidade em que garantiu a manutenção, além dessa, de outras vias em 12 regiões do estado por meio do PRO Piauí. O chefe do Executivo piauiense visitou também obras de abastecimento e autorizou novos investimentos para o município.

“Nós temos aqui uma via que liga São João do Piauí, Brejo do Piauí e Canto do Buriti. Já foi feito asfalto há muitos anos e vinha sendo feita a manutenção dessa estrada. Passou um período, quando saí do governo, sem manutenção e o Estado está fazendo agora por meio do PRO Piauí, cerca de 4 mil km, com recursos da União com participação da bancada federal. O investimento total incluindo as rodovias novas chegará a 1 bilhão de reais, o que vai garantir ao Estado pelo menos 6.500km de malha rodoviária de boa qualidade”, destacou o governador.

A deputada federal Rejane Dias destacou que a obra vai facilitar o tráfego de veículos, além de contribuir no deslocamento de pacientes ao Ceir que será inaugurado também no município. “É com muita alegria que a gente participa desse momento tão esperado não só pela população de São João do Piauí, mas de toda a região que será contemplada. Há quanto tempo, por exemplo, carros não conseguem trafegar com qualidade por aqui, então destinei cerca de R$ 8 milhões em emendas e o senador Marcelo Castro vai complementar, além dos recursos do PRO Piauí. Aqui também no município, em parceria com o Governo do Estado, iremos entregar, em breve, o Ceir, agora todas as pessoas com deficiência poderão, em breve, utilizar essa estrada para vir ao centro fazer seu tratamento”, ressaltou a parlamentar.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Castro Neto, falou sobre as obras. “Aqui na PI-141, que liga São João a Canto do Buriti, são 77 km de extensão que estamos trabalhando com recursos do PRO Piauí para restaurar essa parte inicial de 12km e, ao mesmo tempo, temos a emenda da deputada Rejane Dias, no valor de R$ 8 milhões, mais um complemento do senador Marcelo Castro, em torno de R$ 5 milhões para ser usado na restauração dessa rodovia com o prazo ainda para este ano. Nosso projeto é a restauração de mais de 2 km este ano e com recursos do PRO Piauí de conservação, faremos tapa-buraco, recapeamento, iremos recuperar mais de 4 mil km de outras estradas”, explica o gestor.

Autorizações

Durante a visita ao município de São João, Dias autorizou a pavimentação asfáltica dos bairros São Sebastião e Barro Vermelho, a reforma do Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, a Criação do Museu Memorial de São João do Piauí, a sinalização de Trânsito da cidade por meio do Detran e a construção de um centro administrativo.

O prefeito de São João, Edniei Amorim, agradeceu ao governador pelas obras autorizadas para a cidade. “Eu quero aproveitar e agradecera o governador por essa obra da PI-141 que é muito importante para a nossa região que há muito tempo esperamos, uma obra que vai trazer qualidade de vida, além de facilitar o deslocamento das pessoas para outras cidades. Agradeço ainda pela autorização de asfaltamento de mais de 3 km aqui em ruas da nossa cidade”, ressaltou o gestor.

Abastecimento

A cidade de São João, também, está recebendo investimentos para obras de abastecimento de água realizadas por meio da Agespisa, que está construindo novo reservatório com capacidade maior, com o objetivo de levar abastecimento d’água a todos os bairros do município.

“Estamos aqui, no alto da Caixa D’água, em São João do Piauí. Estamos construindo um reservatório para 8.000 mil litros que, tanto pela quantidade de água como também pela localização na parte mais alta da cidade, vai permitir chegar a água em lugares que antes não chegava. Aqui também vamos garantir a troca de 18km de canos antigos, além de ampliar 2 mil pontos de abastecimento de água que antes não eram atendidos. Uma obra de mais R$ 4 milhões por meio do PRO Piauí”, finalizou Dias.

O coordenador do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, destacou a importância da obra de abastecimento. “Uma demanda muito importante para a região de São João, essa rede de abastecimento que vai garantir a chegada de água em todos os pontos da cidade, uma obra do PRO Piauí garantindo qualidade de vida e desenvolvimento econômico para nosso povo”, ressaltou o gestor.