O governador Wellington Dias participou de reunião com o diretor do Butantan, Dimas Covas, Presidenta da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade para discutir sobre os desafios no combate à pandemia do novo coronavírus. O governador aponta que apesar da queda dos casos de infecções e mortes dos últimos dias, há uma preocupação com as novas variantes que estão surgindo pelo mundo, como a delta e a lambda – a variante andina.

A variante lambda, detectada pela primeira vez em agosto de 2020 no Peru, apesar de ser menos infecciosa quanto a delta, vem causando uma atenção redobrada pela comunidade internacional devido à potencialidade de driblar os anticorpos produzidos pelas vacinas disponíveis no momento.

O governador defende a criação de um plano estratégico para que o Brasil tenha condições de manter um sistema de controle para evitar disseminação da nova variante. “A partir dos aeroportos e portos, teremos um sistema de controle para evitar a propagação dentro do brasil. Onde ela surgir, tenhamos ações imediatas para o controle, e com isso evitar aquela situação dramática que tínhamos até pouco tempo atrás”, pontua.

O ritmo de vacinação é outro ponto destacado por Wellington Dias, que segundo ele, ainda há um contingente muito grande de pessoas na linha de risco. “Nós precisamos alcançar aproximadamente 140 milhões de pessoas ainda por vacinar para chegar ao patamar de 80% com primeira e segunda dose ou dose única e ainda 80 milhões de vacinas para completar 80% com primeira dose. Significa que ainda tem muitas pessoas na linha de risco”, finaliza.