O governador Wellington Dias anunciou durante uma transmissão ao vivo em redes sociais a renovação dos decretos que suspendem o funcionamento do comércio, serviços, atividades culturais e esportivas, além das atividades da rede de ensino no estado do Piauí. Com a nova decisão, ficam mantidas das medidas de isolamento até o dia 21 de maio. As atividades escolares, por sua vez, ficam suspensas até 31 de julho.

Confira o decreto nº 18.966, de 30 de abril de 2020

A decisão foi tomada após reunião do governador com o Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) por videoconferência. “Tivemos uma reunião longa e com análises para construir a proposta. O comitê apresentou um parecer de várias áreas e decidimos prorrogar o decreto. Temos, hoje, uma taxa que varia entre 50% a 60% de isolamento social e precisamos continuar para que não haja aumento no número de pessoas infectadas no estado”, disse Wellington Dias.

O governador acrescenta que algumas ações serão intensificadas, como reforços em equipamentos de proteção individual (EPIs), testes e fiscalizações nas divisas do estado. “Temos pontos onde equipes monitoram entradas de pessoas e levam casos suspeitos para quarentena”, esclareceu.

A reunião do COE contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Sampaio, do presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Aberlardo Pio, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Celso Neto, da presidente do Ministério Público Estadual, Carmelina Moura, do presidente da Defensoria Pública do Estado, Erisvaldo Marques, do presidente da APPM, Jonas Moura, da superintendente da Polícia Federal, Mariana Calderón, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Stênio Pires, do Comando do 25º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel, Márcio Vieira, do reitor Universidade Federal do Piauí, Arimateia Dantas e do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, além de gestores de órgãos do estado e médicos membros do COE.