A governadora em exercício Regina Sousa participou, nesta sexta-feira (12), de uma reunião com a superintendente dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaina Mapurunga; a diretora dos Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva e o coordenador do Centro LGBTQIA+ da Sasc, Vitor Kozlowski, para tratar do projeto “Disk Direitos Humanos”.

“Existe um termo de cooperação em Brasília que tem o objetivo de ouvir os estados brasileiros no que diz respeito aos direitos humanos. Conversando com a equipe da Sasc, estamos vendo a possibilidade de assinar esse termo, que é muito importante para as pessoas”, comentou a governadora Regina Sousa.

A ideia do Governo do Estado é, em parceria com a Segurança Pública, atualizar dados e garantir políticas públicas de enfrentamento das múltiplas violências contra a criança e o adolescente, vítimas de racismo, homofobia, violência contra a mulher, idosos, pessoas com deficiência e outros. A Sasc já realiza debates com membros da sociedade civil com a finalidade de possibilitar reflexões sobre os direitos igualitários.

“A intenção é que o Piauí faça adesão ao termo de cooperação com o Governo Federal e passamos fazer parte do sistema nacional de direitos humanos. Boa parte das denúncias são encaminhadas para a Polícia Civil, então é importante que a Delegacia da Mulher, Delegacia dos Direitos Humanos, Delegacia especializada para criança e adolescente, assim como outras, recebam denúncias desse segmento”, informou Vitor Kozlowski. O gestor ressalta que a população pode denunciar casos de violação dos Direitos Humanos, pelo Disque 100. O número é válido para todo o território nacional.