O governador do Piauí e coordenador do tema vacina do Fórum de Governadores, Wellington Dias, defende junto ao Ministério da Saúde a checagem semanal das vacinas, em especial da CoronaVac, para garantir tanto a primeira como a segunda dose para os brasileiros.

Wellington sempre está em contato com o Ministério da Saúde e na quarta-feira (7) falou com o ministro da Saúde e na quinta-feira (8) foi designado pelo gestor a conversar com o secretário-executivo do MS, onde apresentou as considerações, inclusive depois formalizados por ofício. No documento, expôs a preocupação com a aplicação da segunda dose, propôs a checagem e tratou da importância de garantir a segunda dose.

Confira aqui o ofício entregue ao Ministério da Saúde.

De acordo com Dias, a checagem semanal é necessária por que já era previsto, desde o primeiro cronograma, que o Butantan entregaria um número maior de doses em março e uma quantidade menor em abril, sendo necessário um planejamento para o cumprimento da segunda dose. “Cada município trabalhou março com maior volume de aplicação para a D1 e agora precisa priorizar para D2. Na reunião, o secretário-executivo do Ministério da Saúde ficou de tratar com a Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass)”, disse o governador do Piauí.

Wellington destacou que o Butantan está corretamente entregando na forma programada e ainda com esforço extra para mais vacinas. “O problema é como vai se dar em cada município, pois em março a orientação foi priorizar vacinas para primeira dose e agora precisamos priorizar vacina para segunda dose”, disse Dias.