A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) abrirá na próxima sexta-feira (03) as inscrições para seleção de projetos culturais para o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec 2023. Ao todo serão R$ 13 milhões investidos na cultura pelo Governo do Piauí, por meio de incentivos fiscais  a empresas. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 03 de março, por meio do site da Secult.  Após a análise da documentação, as propostas serão avaliadas pelo Conselho Deliberativo do Siec.

Em audiência com o secretário de cultura Carlos Anchieta e com o deputado estadual Fábio Novo, nesta terça-feira (31), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles enfatizou a importância do lançamento deste edital para a cultura piauiense. “Eu não tenho dúvida que é uma política pública que aumenta a autoestima do povo, gera lazer e entretenimento, emprego e renda”, disse.

“Tenho muito orgulho de ainda como secretário de Fazenda ter ampliado o percentual de recursos do ICMS destinado à cultura, mesmo na pandemia. E esse ano teremos esse edital lançado para projetos da cidade e do interior, para fomentar a cultura, recuperar espaços culturais, teatros e valorizar o patrimônio histórico e cultural do nosso estado”, disse Rafael Fonteles.

O secretário Carlos Anchieta reforçou o convite as entidades e aos artistas. “Prepare seu projeto cultural e cadastre no site da Secult. Projetos de cultura popular, artesanato, música, dança, teatro. Desengavete seu projeto e traga para a cultura que o seu projeto pode acontecer em 2023”, comentou.

O deputado Fábio Novo, que é ex secretário de cultura do Estado e um dos entusiastas da cultura piauiense parabenizou Rafael Fonteles e o secretário Carlos Anchieta pelas iniciativas voltadas para a cultura. “O governador mantém a cota máxima de renúncia do ICMS para que centenas de projetos sejam aprovados para que o fazer cultural continue sendo fomentado”, disse.

O chefe do executivo piauiense também sinalizou quem em breve serão lançados os editais da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc. “Uma vitória da cultura do Brasil, inclusive derrubando vetos do presidente anterior. O Congresso derrubou o veto e serão 75 milhões sendo investidos em projetos culturais, principalmente no audiovisual. A cultura está renascendo no Brasil e está a todo o vapor no Piauí”, disse.