A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) está desenvolvendo o aplicativo “Eu Creio”, que vai fazer o mapeamento dos povos e comunidades de matriz africana e de terreiros no Piauí. A intenção do Governo, além de catalogar e definir os perfis das comunidades, é poder, posteriormente, trabalhar políticas públicas mas efetivas na área cultural, da saúde e de assistência para populações de terreiro.

De acordo com a analista de sistemas da ATI, Cinthia Campos, o sistema permitirá duas formas para catalogar as comunidades que é através do aplicativo ou pelo site de cadastro. “Nós modelamos para que seja utilizado nas duas plataformas, caso o usuário queira cadastrar por um computador também será possível”, informou.

Os líderes religiosos deverão cadastrar seus terreiros por meio de um questionário de identificação, disponibilizado no sistema e que será validado posteriormente pela equipe da superintendência de direitos humanos da Sasc.

A analista acrescenta que o diferencial do aplicativo com relação ao site é que o aplicativo possui uma funcionalidade de capturar a geolocalização offline. “Caso no momento do cadastro não haja sinal de internet, a localização poderá ser capturada através do GPS do celular e ficará salva para que seja incluída quando o usuário tiver acesso a internet e ele poderá voltar para o formulário de preenchimento sem nenhum problema”, explicou Cinthia Campos.

Para a superintendente de Diretos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, o levantamento de dados facilitará o trabalho da equipe da superintendência, garantindo um baixo custo e rapidez no levantamento de dados. “O Governo do Estado está preocupado com essa questão de intolerância religiosa e nós da área de direitos humanos estamos efetivando isso e através do aplicativo vamos poder mapear todos os terreiros e poder trabalhar em políticas públicas”, ressaltou.

O aplicativo

O Eu Creio estará disponível para sistemas operacionais Android e poderá ser acessado também por visitantes que queiram conhecer especificidades dos terreiros, como outras manifestações culturais que são praticadas dentro dessas casas, além das atividades religiosas.

Imagem reprodução app Eu Creio