O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, anunciou, nessa quinta-feira (11), a aquisição de 23 ônibus para 12 Escolas Família Agrícola (EFAs) e para as Escolas Agrotécnicas, durante reunião com representantes das EFAs. No total, serão investidos R$ 6 milhões, por meio do PRO Piauí Educação.

“É importante dar condições aos estudantes para que construam seus projetos de vida, baseados nas suas vivências e raízes. É nesse contexto que o PRO Piauí Educação vai investir na política de educação no campo e nas Escolas Família Agrícola do nosso estado. Acreditamos que a escola é um espaço de construção social e que vai além do espaço físico, por isso iremos fortalecer o trabalhado que vem sendo feito em parceria com as EFAs , para que os estudantes tenham garantidos todos os benefícios ofertados pela nossa rede estadual de ensino”, afirmou Ellen Gera.

A Escola Família Agrícola é uma experiência pedagógica direcionada aos adolescentes da área rural, incluindo educação básica e profissional, formação de lideranças e prevenção do êxodo rural. Elas estimulam a permanência dos jovens nas salas de aula e formam líderes que vão ser protagonistas nas grandes mudanças que o Piauí precisa, sem a necessidade de deixar as atividades do campo e da agricultura familiar.

O Governo do Piauí, por meio da Seduc, mantém uma parceria com as entidades representativas das EFAs, como a Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Estado do Piauí (Aefapi), Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), Fundação Santa Ângela e Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, disponibilizando os professores, entre outros profissionais pedagógicos e administrativos para as escolas, beneficiando cerca de quatro mil estudantes.

O investimento e a parceria do Estado com as associações que cuidam das EFAs garantem a continuidade desse modelo de educação que supre a necessidade de conhecimento, baseado na realidade dos estudantes que vivem no campo.

“A importância desse projeto é imensa na vida do homem do campo. A pedagogia aplicada nas EFAs valoriza o estudante e dialoga com a realidade e com o espaço onde ele habita. Essa educação é libertadora, por isso é importante garantir que essas escolas tenham condições de desenvolver as potencialidades dos estudantes, dentro de seus contextos”, ressaltou Padre João de Deus, da Associação das Escolas Família Agrícola (Aefapi).