Consultores da Fundação Getúlio Vargas (FVG) e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciaram, na segunda-feira (22), uma série de encontros para implementar o programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA). A ação faz parte do PRO Piauí Educação e tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí.

O superintendente de Educação Profissional e EJA, José Barros, relata que o principal foco do programa é o fortalecimento e consolidação da Educação de Jovens e Adultos no Piauí. “As equipes estão reunidas durante toda essa semana construindo o documento e editais necessários à implementação do programa AJA Piauí. Nossa meta é alfabetizar 200 mil jovens e adultos piauienses nos anos de 2021 e 2022. É uma preocupação do governador Wellington Dias que o Piauí avance também nesse setor”, explica.

O programa envolverá diversos atores como os parceiros atuais, toda rede da Seduc, organizações civis e sociais, municípios e outras entidades e trabalhará com sistema de monitoramento e gestão. Além disso, o AJA Piauí promoverá a mobilização de atores locais em um arranjo institucional e elaborará projeto pedagógico e plano de ação.  Tudo isso visando elaborar uma política educacional para alfabetização de jovens e adultos respeitando suas individualidades e características.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, afirma que o programa pretende atender os 224 municípios piauienses, contemplando, por meio de bolsa de estudo, pessoas que se enquadrem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outras iniciativas, a fim de melhorar os índices de alfabetização no estado.

“O programa de Educação de Jovens e Adultos, dentro do PRO Educação, é o maior desafio da gestão, porque temos que trabalhar na perspectiva de alfabetizar mais pessoas para que elas possam ter uma profissão e ampliar a escolaridade. Reduzindo o analfabetismo, iremos aumentar a produtividade e influenciar no desenvolvimento do Piauí”, comenta o secretário.