Atenta ao crescimento no número de casos de Covid-19 no sul do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçou as ações do Programa Busca Ativa nas cidades dessa região, como forma de frear o aumento das infecções pelo novo coronavírus.

No último fim de semana, foram capacitadas as equipes dos municípios de Bom Jesus, Corrente, Avelino Lopes, Várzea Grande e São Raimundo Nonato. “O Governo do Piauí e a Sesapi, percebendo que os casos naqueles territórios estavam elevando, imediatamente buscaram incrementar as equipes do Busca Ativa para que os casos positivos fossem isolados e todos os contatos testados, para, assim, ter um tratamento precoce e barrar o avanço da doença”, explica a coordenadora do programa e gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

O Programa Busca Ativa, executado pela Sesapi em parceria com os municípios, está presente em 218 cidades piauienses e já conta com 230 equipes. Desde a implantação, foram realizados 80 mil testes rápidos, além de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a serem utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

“Por meio de visitas, foram identificadas centenas de pessoas infectadas que não manifestavam sintomas e, por consequência, não tratavam a doença e ainda transmitiam para outros indivíduos e, com a ajuda das equipes, conseguimos isolá-las e evitar a propagação do vírus”, lembra a coordenadora.

O diagnóstico e o tratamento precoces da Covid-19 estão entre as principais estratégias adotadas pelo Governo do Piauí no enfrentamento à pandemia O Programa Busca Ativa ganhou projeção internacional e é referência no combate ao coronavírus.

“As ações do Programa Busca Ativa vem ajudando a aumentar as chances de cura, já que tratamos a doença em seu estágio inicial. Nosso intuito é implantar equipes em todos os municípios do Piauí, para que possamos enfrentar com mais força essa pandemia”, enfatiza do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.