O Governo do Piauí está intensificando o trabalho do Programa Busca Ativa neste final de ano com barreiras sanitárias de controle e monitoramento no litoral do estado. Equipes do programa Busca Ativa, da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) e da Polícia Militar, reforçaram o trabalho durante as festividades de réveillon com cinco barreiras sanitárias nos municípios do litoral, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2020 e 1º e 2 de janeiro de 2021.

De acordo com Dília Falcão, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora geral do Programa Busca Ativa, as equipes estão orientando os turistas e organizando a participação nas festividades, visando conter a disseminação da Covid-19 em Luís Correia, Cajueiro da Praia e Barra Grande, onde concentra a maior movimentação neste período.

“As equipes do Busca Ativa estão em pontos de Luís Correia e Cajueiro da Praia realizando barreiras sanitárias de controle e monitoramento, orientando os turistas que aqui estão com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. Estamos verificando a temperatura, dando orientações para colocar máscara e distribuindo para quem não tem, dizendo para manter o distanciamento, evitar aglomerações de hoje à noite. Já que estas pessoas vieram, a gente pede à população que tenha consciência e evite aglomerações”, afirmou a Dília Falcão.

As medidas adotadas seguem a recomendação técnica (RT) nº 024/2020, que regulamenta as medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos segmentos econômicos e população piauiense em geral, como medida preventiva para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.