A Secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, recebeu nesta terça-feira (14) na sede da SERES, representantes de coordenadorias e secretarias estaduais e do Campo Unitário, para tratar da realização de atividades do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

“Esse é nosso segundo encontro e saímos com definições importante para a realização do evento. Participaram do diálogo diversas representações do governo e do campo unitário. O foco dessa ação é fortalecer o empoderamento feminino, ampliar a venda de produtos da agricultura familiar e principalmente o enfrentamento da violência contra a mulher.  Nosso papel enquanto secretaria de relações sociais é dialogar com os movimentos sociais para que possamos apoiar cada vez mais essas ações importantes”. Destacou Núbia Lopes.

O Campo Unitário é uma articulação que reúne 22 organizações, movimentos sociais piauienses e povos do campo das águas e das florestas, que tem como objetivo fortalecer a luta dos movimentos.

Para Maria Kazé, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que faz parte do campo unitário, o encontro foi um momento de alinhar as demandas e apresentadas e pelo campo unitário e reafirmar a participação do governo do estado na ação. “Foi uma reunião bastante produtiva, fruto de um esforço conjunto e a secretária Núbia conseguiu fazer uma boa articulação com as outras secretarias. Estamos saindo animadas com a realização do evento que inicia dia 6 com uma grande feira de produtos da agricultura familiar e artesanatos, além de capacitações e  palestras. Com a parceria do Governo do Estado iremos realizar um grande evento”, pontua.

Durante o encontro, cada Secretaria e Coordenação definiu como poderá ajudar na realização das atividades. Entre as secretarias presentes estava a Secretaria de Educação (Seduc), que na ocasião foi representada pela Superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo.

Para a superintendente, a educação tem um papel nessa ação e que a Seduc está à disposição para apoiar e fortalecer a luta das mulheres. “A realização dessa ação que me deixou muito motivada. Eu sei da importância da educação para o empoderamento feminino e principalmente da participação da nossa secretaria nessa ação. Nós, da Seduc, estamos à disposição para apoiar e fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres, ampliar o papel da mulher na sociedade e também ajudar enfrentamento a violência”, afirmou Viviane.