A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) desenvolveu em 2020 projetos importantes nas áreas da saúde, educação e inclusão social. A Seid é responsável pela elaboração e execução de ações voltadas às pessoas com deficiência no Piauí, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses cidadãos no estado.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, mesmo diante de uma pandemia, a Secretaria não parou de realizar ações em prol das pessoas com deficiência. “Logo no início do isolamento social trabalhamos, junto à equipe de serviço social, no intuito de informar à população sobre o direito ao auxílio emergencial e antecipação do Benefício de Prestação Continuada, por exemplo”, afirma.

“Editamos uma portaria prorrogando a validade das carteiras do Passe Livre Intermunicipal, além de buscar, junto à Secretaria da Saúde, assegurar o atendimento às pessoas com deficiência durante a pandemia. Mesmo com a paralisação de algumas atividades, nós mantivemos os convênios federais com os projetos em andamento”, declara o gestor.

Ainda segundo o secretário, novos convênios foram firmados com o Governo Federal para 2021, como o projeto de Inclusão Itinerante, com a aquisição de veículos adaptados para a realização de atendimentos no interior do estado e nos bairros de Teresina e o evento Cidade Inclusiva, que será realizado na capital.

“Vamos fortalecer também o Centro de Equoterapia de Teresina, com a aquisição de um veículo adaptado tipo van, móveis e equipamentos, além da realização dos Fóruns Regionais de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos pela Inclusão – nos municípios de Campo Maior, Floriano e Picos”, finaliza.

Principais ações da Seid em 2020

Desde o início do ano, já foram entregues 1.482 carteiras do Passe Livre Intermunicipal e 581 do Passe Livre Cultura, além da implementação da Carteira de Identificação do Autista (CIA), com a entrega de 1.304 carteiras, beneficiando diretamente as pessoas com deficiência no Piauí, garantindo-lhes livre acesso aos direitos de cidadania.

Este ano já foram emitidas mais de 15 mil carteirinhas para pessoas com deficiência (Foto: Ascom Seid)

A realização de três capacitações dos profissionais que prestam serviços na Rede de Atendimento às pessoas com deficiências nos municípios piauienses, realizadas em fevereiro e março na Seid, contemplou os Territórios do Desenvolvimento: Carnaubais, Planície Litorânea e Serra da Capivara.

Ainda no início do ano, foram realizadas três Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos Territórios dos Carnaubais, Chapada do Rio Itaim e Serra da Capivara, discutindo os eixos e temas importantes para a elaboração de propostas a serem apresentadas nas conferências Estadual e Nacional. Os municípios de realização dos eventos foram: Campo Maior, Paulistana e São João do Piauí.

Entidades que atendem diretamente as pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e que estão passando por dificuldades em virtude da pandemia da Covid-19 receberam, no mês de maio, 200 cestas básicas e diversas máscaras, onde repassaram para famílias desse segmento da população.

A Seid foi responsável pela estruturação do Núcleo Odontológico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Luís Correia, garantindo um atendimento de qualidade ao seu público beneficiário.

A inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba aconteceu em outubro, numa parceria entre Seid e Sesapi, beneficiando diretamente as pessoas com deficiência do Território da Planície Litorânea com tratamento de saúde em nível mais avançado.

Outra importante ação foi a aquisição e doação de uma van adaptada para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de União, visando melhorar o atendimento realizado por esta entidade às pessoas com deficiência.

Já no mês de dezembro, foi feita a doação de equipamentos de informática e audiovisuais para os Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fortalecendo o desenvolvimento de suas ações em prol da inclusão das pessoas com deficiência no Piauí.