O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), tem garantido proteção e segurança aos profissionais de saúde de toda rede hospitalar que trabalham no enfrentamento ao novo coronavírus.

A diretora técnica da Fepiserh, Nara Nunes, explica que o Governo do Estado montou um Comitê de Operações Especiais (COE) que é responsável por avaliar e seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária relacionadas ao combate à Covid-19. A entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é uma destas ações e segue conforme as normas da Anvisa.

Nunes explica que o maior hospital regional público do interior do Estado, Justino Luz, de Picos, vem trabalhando com o uso racional dos equipamentos de proteção individual (EPIs). “O Hospital Justino Luz está com um controle maior sobre a entrega dos EPIs aos profissionais porque temos uma grande demanda nesse período, crescente e contínua, e uma oferta bem menor. Os equipamentos estão sendo entregues de forma individual e com assinatura do colaborador que os recebe. É uma medida de controle importante para a gestão e para os profissionais necessitam de proteção”, explica a diretora.

Ela acrescenta que os níveis de proteção também mudaram no ambiente hospitalar. “Os EPIs são distribuídos de acordo com o nível de exposição do profissional. Os que trabalham na área Covid e área ‘não-Covid’ recebem equipamentos distintos, seguindo as normas do Comitê Estadual e da Anvisa”, ressalta.

A diretora destaca que os profissionais não compartilham EPIs, mas no caso da máscara N95, ela é reutilizada pela mesma pessoa, sem necessidade de higienização, bastando que seja guardada de forma correta. Já as máscaras cirúrgicas são descartadas após o uso. “As máscaras N95 são destinadas apenas aos profissionais da área Covid, pois enfrentam uma exposição maior”, conta.

Ela enfatiza ainda que todo funcionário recebe um kit de proteção quando chega ao hospital e, caso seja necessário, por algum motivo adverso, recebe um complemento durante o horário de trabalho.

UTIs em Picos

Sobre os leitos de UTI para entubação, o hospital de Picos já dispunha de dez leitos e, caso seja necessário, eles serão utilizados para entubação de pacientes com Covid-19. “O hospital possui mais de cem leitos clínicos e, até na terça-feira (28), tínhamos apenas 65 pacientes internados. Não temos demanda aumentada de pacientes com Covid ou demais pacientes. Estão sendo montados mais dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus”, esclarece Nara Nunes.