O serviço de acompanhamento e recuperação para pessoas que apresentaram sequelas após a infecção pela Covid-19 ganhou um reforço, nessa segunda-feira (14), com o início do funcionamento da unidade de Parnaíba. Antes, os trabalhos eram desenvolvidos no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) de Teresina. As atividades no centro iniciaram no dia 17 de novembro e já chega a atender mais de 40 pacientes na capital.

A fisiatra Liceana Barbosa é a diretora clínica e conta que os trabalhos em Teresina, e agora em Parnaíba, são de suma importância para a recuperação total dos pacientes. “Nós estamos enfrentando uma pandemia que afetou a sociedade mundial em vários âmbitos como o emocional das pessoas e a economia mundial, com isso ela deixa marcas nas pessoas. Nosso trabalho aqui é o de garantir uma recuperação plena e um retorno saudável dessas pessoas que foram infectadas para a nossa sociedade, fazendo com que tenham mais qualidade de vida após se recuperarem desse momento tão difícil que é a infecção por Covid-19”, aponta a médica.

O trabalho de reabilitação das pessoas com sequelas pela Covid-19 conta com o serviços de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, além de equipe médica.

O corretor de imóveis Inácio Antônio Morais Guimarães confirmou a infecção da Covid-19 no dia 4 de junho e chegou a ficar internado por cinco dias no Hospital de Campanha Pedro Balzi. Após se recuperar da infecção pelo vírus, ele começou a apresentar sequelas.

“Cansaço generalizado, tremedeira e tosse constante se mantiveram presente após eu me recuperar, por causa deles, no dia 20 de novembro eu iniciei o acompanhamento pelo serviço de reabilitação e já estou sentindo melhoras. Faço as sessões três vezes por semana e já vejo os resultados”, fala Inácio.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o serviço garante mais uma esfera de enfrentamento à pandemia no sistema de saúde do estado. “Nós trabalhamos a questão da prevenção, orientando cuidados para a população com base em especialistas, melhoramos a nossa estrutura por todo o estado, fazendo nossa rede apta a atender a demanda gerada pela pandemia e agora temos um reforço para o momento pós-infecção, onde oferecemos um serviço de qualidade para melhorar a qualidade de vida da nossa população que pegou a Covid-19”, disse o gestor.

Para ter acesso aos serviços, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para ser encaminhado para a triagem do serviço, ou caso esteja recebendo alta de uma unidade hospitalar, pode solicitar que os profissionais do hospital façam esse encaminhamento.