O Governo do Estado do Piauí, por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está se preparando para lançar o projeto “COnectadosàVIDa”, que busca a promoção de saúde mental para servidores que estão atuando no enfrentamento da Covid-19. O projeto ofertará atendimento psicoterapêutico de profissionais da Secretaria da Saúde, de forma on-line, para os servidores que estejam atendendo casos do novo coronavírus.

O atendimento será feito por 20 psicólogos em uma plataforma que funcionará a partir das oito horas da manhã até a meia-noite onde os profissionais da Sesapi organizarão uma planilha de atendimentos em quatro turnos com quatro horas de duração cada. Todos os profissionais que prestarão atendimento na plataforma serão treinados e supervisionados pela equipe do Estimule Espaço Integrado.

A gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, a psicóloga especialista Virgínia Pinheiro, explica que o projeto tem muita importância, uma vez que garantir a saúde mental dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 é essencial para garantir um atendimento de qualidade para a população piauiense.

“Os profissionais da área da saúde já apresentam uma vulnerabilidade maior para a questão do estresse, seja pela sua dinâmica de trabalho ou por situações específicas do seu dia a dia. Nesse cenário da pandemia da Covid-19 precisamos atuar para que, em situações mais tensas, nossos profissionais não sejam afetados de maneira tão brusca emocionalmente e diante  dessa realidade, a Sesapi irá disponibilizar um acompanhamento psicoterapêutico para os profissionais da saúde que estão no enfrentamento à Covid-19”, explica a gerente.

Ela destaca ainda que o acompanhamento poderá garantir que os profissionais atendam a população de uma forma mais tranquila, saudável e resiliente. “Além desse acompanhamento direto na plataforma, também contaremos com uma rede de apoio com profissionais psiquiatras e assistentes sociais. Precisamos entender que os fatores psicológicos estão diretamente associados ao gerenciamento de emoções desses profissionais e que fortalecendo esse ponto em cada um destes servidores teremos um atendimento de mais qualidade para todos”, acrescenta Virgínia Pinheiro.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, fala que o projeto é mais uma ação do Governo do Estado voltado para o enfrentamento da Covid-19 promovendo o suporte para os profissionais que estão lidando com a pandemia no seu dia a dia. “Sabemos da importância que precisamos dar para a saúde tanto da população como dos nossos profissionais, por isso, estamos por meio desse projeto propiciando um espaço de atenção à saúde mental dos nossos profissionais, para que, assim, eles possam ter todo o suporte que precisarem para atuar de forma saudável no enfrentamento ao coronavírus”, apontou o gestor.