O Governo do Estado recebeu, nesta sexta-feira (17), da empresa Piauí Conectado 50 notebooks e 20 tablets que serão utilizados, entre outros setores, nas salas de apoio familiar do hospital de campanha do Ginásio Dirceu Arcoverde (Verdão). Com a tecnologia, será possível realizar as visitas virtuais dos familiares dos pacientes infectados pelo novo Coronavírus com a devida proteção e sem risco de contágio. O sistema tecnológico também está sendo implantado pela Piauí Conectado.

O anúncio da entrega aconteceu por meio de uma reunião por videoconferência com governador Wellington Dias e representantes da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Piauí Conectado.

O governador ressaltou a importância da parceria social e explica que a tecnologia será utilizada também em outros setores do Estado, como nos presídios. “Nas parcerias sociais, o Piauí Conectado está trabalhando para que tenhamos teleconferência nas visitas dos presídios assim como em unidades de saúde, como o Hospital de Campanha no Verdão. Anunciou a entrega de equipamentos que vão permitir essas visitações pela internet. A pessoa vai poder ver o paciente, conversar com ele. Da mesma forma, nos presídios. O objetivo é que a gente tenha, com a tecnologia, o cumprimento das regras de combate ao Coronavírus”, diz.

De acordo com o diretor de operações da empresa Piauí Conectado, Leonardo Chagas, os equipamentos estão à disposição do Estado para serem utilizados da melhor forma no combate à pandemia. “Estamos entregando mais de 50 equipamentos para que o Estado possa utilizar em sistemas tecnológicos de combate ao coronavírus. Isso será feito não somente no Hospital de Campanha, mas em outros órgãos que o Governo considerar necessário. Para nós, é uma satisfação muito grande poder colaborar em situações emergenciais como estas com soluções digitais”, frisa o diretor.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, enfatizou os resultados que o projeto Piauí Conectado tem proporcionado com as iniciativas tecnológicas. “A Piauí Conectado é uma ação prioritária com um bom nível de satisfação e realização em 32 cidades. Ela está sendo importante nesse momento de enfrentamento à pandemia”, diz.

A Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o projeto Piauí Conectado. O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do Estado ao modernizar o sistema de comunicação digital da região, por meio da implantação de uma rede de fibra óptica com 5000 quilômetros de extensão que vai instalar 1500 pontos de internet nos 98 municípios mais populosos do Piauí, atendendo mais de 85% da população. No entanto, a PPP vai além do fornecimento de internet. O projeto sempre busca soluções tecnológicas para as demandas emergenciais do Estado.