Com o intuito de conhecer de perto o trabalho educacional desenvolvido durante o período de pandemia e, principalmente, avaliar os espaços e estruturas que podem ser contemplados pelo PRO Educação, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; acompanhado da deputada estadual Janaínna Marques; do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; e da equipe de engenheiros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visitou escolas da rede estadual de ensino, no município de Luzilândia, localizado a 264 km de Teresina.

“Trouxemos as novidades do PRO Educação para as escolas de Luzilândia e temos um projeto para o município, da construção do Centro de Educação Especial. Pudemos conhecer aqui o Centro de Referência à Criança com Autismo Pedro Marques Demes, inaugurado em 2018 pelo governador Wellington Dias, que ajuda estudantes e famílias da região, que terá também todo o apoio”, afirmou Ellen Gera.

A equipe visitou também o Ceja José Lopes de Araújo, a Unidade Escolar João Francisco, a Unidade Escolar João de Assis Marques, a Unidade Escolar Professora Cleonice de Castro Teles, a Unidade Escolar Luis Teixeira e a Unidade Escolar Francisco Carvalho, que no momento está desativada, mas a proposta é que ela seja reformada para ser um Centro de Educação Especial.

De acordo com o diretor da Unidade Escolar João Francisco, Manasses Oliveira, esse tem sido um ano desafiador. “A escola teve a opção de entregar as atividades para os alunos de forma impressa e os professores sempre à disposição. Demos todo o suporte para o professor poder atender o aluno e o aluno ser atendido, de um modo que a gente consegue reaver esses alunos, que praticamente tínhamos perdido por conta de toda a problemática e dificuldades ocasionadas pela pandemia. Com tudo isso, eles estão participando das atividades, está sendo muito bom. Todo o material está aqui dividido, o professor vem à escola pegar as atividades, prontas para ele corrigir e lançar no sistema. O Facebook da escola e o e-mail estão tudo funcionando normalmente, os alunos interagem conosco, de maneira que a gente possa ter bons resultados”, afirma o gestor.