Com a proposta de estudar as potencialidades produtoras e definir prioridades de investimentos, a Secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Simone Pereira, esteve nesta última sexta-feira (5), na cidade de Guadalupe, acompanhada pelo deputado estadual Georgiano Neto e o diretor para Atração de Investimentos Estratégicos da Sefaz, Vitor Hugo.

A viagem administrativa foi realizada a pedido do governador Wellington Dias, que deseja implementar ações que venham impulsionar a produção e abrir as portas de comercialização daquela região. A comitiva do governo foi recepcionada pela prefeita Neidinha Lima, o vice-prefeito Edivan Miranda e alguns vereadores e secretários municipais.

Simone Pereira destacou a importância de identificar e qualificar a mão de obra, com oportunidades de crescimento do empreendedorismo local. “Viemos conversar com os produtores para identificar como o Estado pode agir para alavancar o agronegócio dentro do munícipio, porque entendemos que o agronegócio não é apenas o grande produtor, mas também o pequeno que comercializa e tem potencial de crescer. E a partir do momento que entra o apoio do poder público, possa de fato produzir não só para sua região, mas para o mundo”, detalhou a secretária.

O deputado estadual Georgiano Neto falou sobre os investimentos realizados na cidade com o objetivo de fortalecer o setor do agronegócio. “A cidade de Guadalupe possui projetos importantes para a economia do Estado e por isso o governador direcionou essa visita. Sabemos que o governo tem uma série de investimentos, por meio da Secretaria do Agronegócio, como o acesso ao aeroporto que foi asfaltado, passando pelo canal e, isso, visando fortalecer setores produtivos de Guadalupe”, arrematou o parlamentar.

Um dos primeiros locais visitado pelos gestores foi a Fazenda O Borba, localizada na zona rural do município e que realiza investimentos no setor de piscicultura. “O governador pediu que viéssemos, primeiramente, em Guadalupe pelo potencial que a cidade tem. Inclusive, foi ele que direcionou essa agenda e pediu para conhecermos o projeto de produção do peixe tilápia e conversamos com o Borba que nos colocou como necessidade mais urgente o escoamento da produção, com a melhoria da estrada no trecho que liga Guadalupe a Jerumenha. E vamos montar esse diagnóstico para o governador para atender essas solicitações mais urgentes”, explicou a titular da Seagro.

Outro local visitado foi a Associação do Irrigantes dos Platôs de Guadalupe – ACIPE, onde foram discutidas as possibilidades de ampliar esse setor de fruticultura, agregando valor à produção da cultura de banana, que é o carro chefe da Associação e estudar a produção de outras culturas com o apoio do governo.

O diretor financeiro da ACIPE, Erinaldo Luís, destacou as dificuldades de infraestrutura da associação e solicitou, na ocasião, auxilio para a aquisição de um caminhão pipa, uma caçamba e uma retroescavadeira de modo a otimizar os trabalhos de produção.

A Escola Agrotécnica CEEPRU foi o último local visitado, com a finalidade de conhecer a estrutura e os espaços para estudar a implantação de novos cursos agrícolas para gerar mão de obra qualificada que venham impulsionar a área de agronegócios no município.

“Vamos conhecer os projetos, ouvir os produtores para que possamos apoiá-los e juntos construir uma política que seja satisfatória não só para o Governo, não só para o empreendedor, mas para o conjunto como um todo”, finalizou a gestora do Agronegócio, Simone Pereira.

Visita a Guadalupe