Por estarem indignadas com recentes ações de membros do Poder Judiciário, o grupo de mulheres do campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, convida toda a comunidade acadêmica e civil para participar do evento on-line “Roda de conversa sobre a cultura do estupro e o ordenamento jurídico brasileiro”, nesta sexta-feira (6), às 18h30, na plataforma Google Meet, com a presença da advogada especialista Lindinalva de Moura Sousa.

De acordo com a professora Dra. do curso de Letras da UESPI, Angélica Gondim, o objetivo é discutir sentenças, como a do caso de Mariana Ferrer, e a relação com a cultura do estupro numa perspectiva jurídica, a partir de leituras críticas, possibilidades de interpretação, além de comentários e dúvidas dos participantes.

“A ideia surgiu na necessidade apresentada pelas próprias alunas de discutirem casos de violência contra mulheres. O caso causou grande comoção entre o corpo discente e docente. Precisamos construir pensamentos críticos e conscientes com relação ao respeito do qual todos os seres humanos devem gozar”, ressalta a docente.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário do evento até amanhã (06), 15 minutos antes da abertura da sala do Google Meet. O link de acesso será enviado para o e-mail de cada inscrito.

Minicurso

Também será promovido pelo mesmo grupo do campus de Oeiras, no dia 11 de novembro, a partir das 14h, na plataforma Google Meet, o minicurso “A objetificação das mulheres e a tolerância à violência patriarcal”.

A programação do minicurso conta com a participação da mestranda em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membra do Fórum Cearense de Mulheres, Tayanara Araújo.

 

Faça sua inscrição até a próxima quarta-feira (11) através do preenchimento de formulário do minicurso.

Cada evento conta com certificados de 3h.