A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Mediação Tecnológica, montou o “Guia com dicas para gravação e transmissão de aulas”, direcionado aos professores que atuam no Canal Educação para manter a estratégia de transmissão das aulas.

O guia faz parte do conjunto de estratégias de aulas na Mediação Tecnológica, orientando um reforço nas turmas de Ensino Médio completo e as etapas de Ensino de Jovens e Adultos, em virtude do decreto expedido pelo Governo do Piauí para enfrentamento à pandemia do Covid-19.

A diretora de Mediação Tecnologica da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que o guia foi criado para orientar o trabalho, adaptando a prática do home office – termo da língua inglesa utilizado para indicar o escritório em casa ou trabalho à distância -, já que os professores passaram a produzir os vídeos transmitidos no Canal Educação, YouTube e TV Antares.

“Com o decreto para o isolamento social tivemos que adaptar o trabalho para o modelo de home office, tanto os professores quanto os técnicos da equipe de tecnologia da informação (TI) do Canal Educação. Fizemos uma organização do trabalho de forma remota, no qual os professores gravam suas aulas em casa e as equipes de TI conectam as plataformas para garantir a transmissão”, disse.

Entre outros pontos, os professores encontram no material orientações quanto a estrutura, ambiente, vestuário, tom de voz e posição do celular.

Confira: GUIA COM DICAS PARA GRAVAÇÃO E TRANSMISSÃO DE AULAS.

Com a readaptação da rotina de aulas, a equipe de Mediação Tecnológica sentiu a necessidade de orientações aos profissionais, uma vez que estes encontram estrutura profissional nos estúdios do Canal Educação. “Diante da limitação de qualidade, o propósito foi criar um guia de orientações para que esta aula fosse transmitida com a maior qualidade possível e que o ambiente fosse o mais próximo possível ao utilizado pelo Canal Educação”, acrescenta Viviane Carvalhedo.

Com a procura por plataformas de ensino à distancia neste período, a diretora ressalta que o guia pode contribuir para os professores iniciarem a produção técnica de seus vídeos. “Este guia está a disposição de toda a rede com orientações para entregarem uma melhor aula neste momento de isolamento social. O guia contribui com aqueles que já estão na iniciativa própria de fazer orientação aos seus alunos de forma remota, utilizando outras ferramentas de internet que facilitam a interação”, pontua a diretora da Mediação Tecnológica.