Por conta da antecipação de feriados nesta semana pelo Governo do Estado e prefeituras, como medida de contenção da pandemia do novo Coronavírus, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai funcionar em horário especial em Teresina e interior entre os dias 28 de março e 3 de abril.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, destaca que o hemocentro presta um serviço essencial dentro do sistema de saúde e que as doações tiveram uma diminuição por conta da pandemia.

“Desde o início da pandemia, a média de doações mensais caiu em torno de 40%. A demanda por sangue é constante, e como único hemocentro do Piauí, somos responsáveis por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada”, explica o gestor.

Ele destaca ainda o momento delicado pelo qual se passa, mas pede que as pessoas lembrem de doar sangue. “Nossas unidades reforçaram as medidas sanitárias para atender aos doadores. Todo o processo de triagem, desde a chegada do doador a uma de nossas unidades até a sua saída, foi adaptado por conta da pandemia. Todos os dias precisamos de todos os tipos de sangue em nossos estoques para atender a demanda”, explica Jurandir Martins.

Hemopi

Os critérios básicos para doação de sangue continuam os mesmos, inclusive quem já teve Covid-19 pode doar sangue. “Quem já teve a doença e se recuperou, pode doar sangue após 30 dias e quem teve contato com alguém positivado para Covid-19 deve aguardar 14 dias para doar sangue”, acrescenta o diretor.

E para quem já está imunizado, precisa ficar atento ao intervalo para doar sangue novamente. Pessoas que receberam as doses da vacina CoronaVac aguardam 48 horas para doar novamente e quem foi imunizado com a vacina da Astrazeneca precisa aguardar sete dias para doar sangue.

Fique atento ao funcionamento do Hemopi no período de 26 de março a 3 de abril:

Teresina

26 e 27 de março – 7h15 às 17h