Com o objetivo de atualizar a equipe, profissionais que atuam na área Covid-19 do Hospital Getúlio Vargas (HGV) participam, a partir desta quinta-feira (11), de mais um treinamento. Desta vez sobre Cuidados a Pacientes Críticos. A atualização será em três fases, com teoria e prática.

Serão abordados temas como manuseio adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), monitorização não invasiva e invasiva, manuseio da bomba de infusão e do carro de emergência, medicamentos de alta vigilância e preparo e diluição das drogas vasoativas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do HGV, Leila Veras, o hospital conta com um programa contínuo de treinamentos. ¨Nossas atividades são planejadas e organizadas com base em protocolos atuais. Sempre a partir do levantamento da necessidade de qualificação de cada área e conforme o que cada setor julgar necessário¨, explica Veras.

Ainda de acordo com Leila, mais de mil profissionais de diferentes especialidades, que atuam nas áreas covid e não covid, passaram por atualização durante o ano de 2020.

Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, os treinamentos são de fundamental importância. “Essas ações visam garantir um atendimento com mais qualidade e segurança para usuários e colaboradores”, destaca o gestor.

O treinamento ocorre por meio do Neps, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviço de Psicologia do HGV, além da Residência Integrada Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).