O serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 929 atendimentos de janeiro a outubro deste ano, procedimentos que somente o HGV faz na rede pública de saúde do estado.  O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, diz estar satisfeito com os resultados e que a meta é ampliar ainda mais o serviço.

Albuquerque destaca que o serviço é referência para todo o Estado, com a realização de atendimentos complexos nesse período como arteriografias (255) , angioplastias (153), embolizações de aneurisma cerebral (141), flebografias (81), cateterismos cardíacos (73), dentre outros.

O coordenador da neurologia do HGV, Arquimedes Cavalcante, explica que mesmo com a pandemia, os atendimentos não foram suspensos. ¨Isso somente foi possível porque seguimos todos os protocolos estabelecidos, bem como as normas de distanciamento e medidas de segurança e higiene, conforme as determinações das autoridades sanitárias¨, pontua Cavalcante.

O cirurgião vascular Martônio de Assunção, que coordena o serviço de Hemodinâmica, explica que o setor atende pacientes do Ambulatório Integrado do próprio HGV e de outros hospitais da rede estadual, para o tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas.

“Tratamos de aneurismas cerebrais e de aorta abdominal, malformações vasculares e cerebrais, pacientes vítimas de acidente vascular isquêmico, doenças de carótidas, pacientes diabéticos com problemas nos membros inferiores; além de outros casos ¨, completa o coordenador.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, lembra da evolução do setor de Hemodinâmica do HGV e de como vem se destacando ao longo dos anos na realização de procedimentos de alta complexidade. “Com dez anos de atuação, a Hemodinâmica do HGV se destaca cada vez mais na realização de procedimentos de alta complexidade. Alguns deles, inclusive, o setor é pioneiro no estado e é o único da rede pública a oferecer. Por isso mesmo, estou seguro que prestamos um dos melhores atendimentos em saúde pública, não só do Piauí, mas do Brasil e isso se mantém no período da pandemia”, diz Santos.

Fonte: HGV