O Estado do Piauí ganha na iniciativa privada, um importante parceiro para somar forças no plano de combate à Covid-19. A Enel Green Power, maior produtor de energia solar e eólica do país no setor de geração, anunciou ações que devem beneficiar órgãos públicos e a população nas áreas de influência dos empreendimentos que mantêm no Piauí. As medidas vão atingir diretamente seis municípios próximos ao parque solar São Gonçalo e ao parque eólico Lagoa dos Ventos, além de dois hospitais regionais – o Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, e o Hospital Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, que ganharão leitos de UTI.

Ao todo, a empresa investirá cerca de R$ 23,4 milhões em seis estados brasileiros para a aquisição de equipamentos hospitalares, de proteção individual, testes rápidos, cestas de alimento, material de higiene, além de apoio a estratégias de comunicação.

“Estamos construindo no Piauí o maior parque solar e o maior parque eólico da America do Sul. Temos um compromisso com as comunidades em que atuamos e sabemos da importância de unir esforços neste momento desafiador. A vida das pessoas é sempre o valor mais importante e acreditamos que as nossas ações vão ajudar a população destas regiões e os nossos colaboradores presentes no Piauí, a superar a situação atual da melhor maneira possível”, explica Roberta Bonomi, responsável por Energias Renováveis da Enel Green Power no Brasil.

A empresa vai doar dez leitos de UTI para os hospitais Senador Cândido Ferraz e Manoel de Sousa Santos, unidades que não possuem leitos específicos para o tratamento de casos graves. Para auxiliar no deslocamento de pacientes em situação mais grave até os dois hospitais regionais, a empresa vai disponibilizar ambulância com motorista, nos municípios de Lagoa do Barro e Corrente. A Enel também vai fornecer 2.400 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 às prefeituras de Lagoa do Barro, Queimada Nova, Dom Inocêncio, São Gonçalo do Gurgueia, Gilbués e Corrente, além de materiais para a atuação segura das equipes de saúde, como aventais descartáveis, máscaras cirúrgicas e máscaras N95.

A Enel destaca que mantêm diálogo com as autoridades locais para definir ações e doações que realmente atendam às necessidades da população. As prefeituras receberão apoio nas estratégias de comunicação sobre a importância do isolamento social e as principais orientações de prevenção e higiene em casa. Serão doados sabonetes para cerca de 25 mil famílias da região. Outra ação prevista é a doação de cestas básicas para o Governo do Estado, para serem distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Enel Brasil
A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias. Em distribuição, o Grupo atende mais de 17 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de cerca de 2,9 GW, dos quais 782 MW são de fonte eólica, 845 MW de solar e 1.269 MW de hidro. No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o país à Argentina.