O Hospital de Campanha Estadual (HCE) está realizando a testagem de seus colaboradores, tanto da área da saúde, quanto administrativa. A medida, organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), junto ao setor de Segurança do Trabalho, visa diagnosticar possíveis contaminações pelo novo coronavírus, para que profissionais possivelmente infectados possam se isolar e tratar devidamente da doença.

Com os números crescentes de casos de coronavírus no Brasil, o diagnóstico prematuro para evitar a disseminação da doença se torna fundamental, sendo possível o tratamento no início da contaminação e evitando o agravamento da doença. Os colaboradores estão sendo organizados em pequenos grupos para fazerem o exame na saída de cada turno, nos seguintes horários: 7h, 13h e 19h.

“Estamos realizando esses testes rápidos como forma de triagem para fazer uma detecção precoce desses profissionais que estão trabalhando no Hospital de Campanha. O resultado é apresentado em quinze minutos e o laudo é disponibilizado no setor de Segurança do Trabalhador, com o técnico do trabalho responsável”, informa Herilane Cavalcante, gerente da CCIH.

Para a realização do teste rápido, é coletada uma pequena amostra de sangue. Com isso, é possível detectar as imunoglobulinas produzidas pelo organismo em reação ao vírus. “A gente está fazendo a busca porque muitos profissionais podem estar assintomáticos com o vírus e estarem fazendo a transmissão. Quando o exame aponta IgG é quando já tiveram o contato com o vírus e possui anticorpos, e o IgM é quando você está com o vírus ativo naquele momento, é quando a gente encaminha para o médico do trabalho que vai fazer o atendimento”, explicou Francelia de Jesus Bezerra, enfermeira da CCIH.

A técnica de enfermagem Fabrycia Pereira é uma das profissionais que realizou o teste e ressaltou a relevância do diagnóstico para haver um isolamento do colaborador contaminado. “Eu acho importante ter esse teste, porque temos contato com os pacientes e trabalhamos em um ambiente contaminado. Posso estar assintomática e posso acabar contaminando os outros funcionários e a família”, disse.

O laudo do teste é disponibilizado 24 horas após a sua realização. Caso o resultado seja positivo para o novo coronavírus, o profissional receberá uma ligação da equipe informando o diagnóstico. Além disso, será encaminhado ao médico do trabalho para receber as devidas orientações e será afastado temporariamente do hospital.