O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), dobrou a capacidade de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTIs) para os pacientes diagnosticados com a Covid-19 no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), localizado no município de Piripiri. A unidade de saúde já contava com dez leitos de UTI e agora com a ampliação vai poder atender 20 pacientes na terapia intensiva.

O HRCR atende à população de 23 municípios da região dos Cocais e ainda serve de retaguarda para pacientes de UTI da região dos Carnaubais. A ampliação foi feita com 100% de recursos do Tesouro Estadual, sendo investido R$ 1,4 milhão, além de reforma do valor de R$ 30 mil.

Segundo a diretora do Hospital de Piripiri, Nádia Costa, a ampliação vai melhorar muito a capacidade de atendimento para média e alta complexidade na região de Cocais.

Atualmente, dos 10 leitos de UTI já existentes no Hospital Regional Chagas Rodrigues, 70% estão ocupados com pacientes diagnosticados com a Covid-19. Dobrando a capacidade de atendimento, vai melhorar o fluxo. “Vamos contar agora com 20 leitos totalmente equipados e com escala de profissionais à disposição para pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19. Essa mudança vai melhorar muito o atendimento e ajudar o trabalho da equipe”, afirma Nádia Costa.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é mais um passo dado para o enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí. “Essa ampliação representa melhoria na qualidade do atendimento na cidade de Piripiri, além da região dos Cocais e Carnaubais. O governador não tem medido esforços no sentido de atender à população do interior do Piauí, também, com a mesma rapidez dos pacientes da capital”, afirma o gestor.